A GÊNESE DO RECONHECIMENTO EM AXEL HONNETH
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O tema deste estudo é o percurso analítico do reconhecimento na teoria de Honneth. O objetivo é desdobrar os motivos aos quais levaram Honneth a formular o seu conceito. Com isso, o foco do texto se mostra em revisitar os escritos de Honneth no intuito de entender quais correntes teóricas levaram o autor a elaborar seu conceito de reconhecimento. Para isso, será analisado o percurso teórico de Honneth a respeito do marxismo conectando-o a antropologia filosófica. O resgate que tal corrente proporciona a Honneth, o faz deslocar-se de uma análise tradicional marxista para alternativas que o possibilite reinterpretar o marxismo. Por meio do método dedutivo, com perspectivas descritivas e interpretativas, é visto como sua incursão nos estudos da filosofia e sociologia francesa, por intermédio de uma análise dos textos do autor nos anos 80, permite entender como Honneth visualiza uma alternativa mediante os problemas identificados ao longo da trajetória da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Os resultados desta pesquisa demonstram que posicionando-se como teórico desta tradição, Honneth visa elaborar uma teoria para corrigir o que denomina como o déficit sociológico na Teoria Crítica. Desse modo, a conclusão do estudo é de que o reconhecimento surge pela crítica a inúmeros autores, sendo este carregado de pressupostos que sustentaram seu livro mais importante Luta por Reconhecimento.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALEXANDRATOS, F. S.; COSTA, P. “‘The Task of Critique is to Question the Ontological Premises of our Identity’. An Interview with Axel Honneth”. Revista Italiana dia Filosofia Italiana, n. 5, 2023.
AVELINO, W. F. et al. “A escola como espaço de aprendizagem: implicações para as políticas educacionais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 9, n. 25, 2022.
BARROS, M. Do reconhecimento ao corpo: diálogos entre Sartre, Hegel e Honneth. Pelotas: Editora da UFPel, 2021.
BRESSIANI, N. Crítica e poder? crítica social e diagnóstico de patologias em Axel Honneth (Tese de Doutorado em Filosofia). São Paulo: USP, 2015.
CAUX, L. P. “Contorno e limites do conceito do social em Axel Honneth”. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, vol. 3, n. 1, 2015.
DERANTY, J. P. “A Teoria Crítica entre Marx e Honneth”. Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol. 18, n. 3, 2018.
DERANTY, J. P. Beyond Communication: a critical study of Axel Honneth´s social philosophy. Leiden: Brill, 2009.
DUBIEL, H. Theory and Politics: studies in the development of critical theory. Cambridge: The Mit Press, 1985.
HABERMAS, J. O Discurso Filosófico da Modernidade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2002.
HABERMAS, J. Técnica e ciência como “ideologia”. São Paulo: Editora da Unesp, 2014.
HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo: Racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2016.
HILÁRIO, L. C.; CUNHA, E. L. “Michel Foucault e a Escola de Frankfurt”. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, vol. 35, n. 3, 2012.
HONNETH, A. The Fragmented World of the Social: Essays in Social and Political Philosophy. Albany: State University of the New York Press, 1995.
HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
HONNETH, A. The Critique of Power: reflexive stages in a critical social theory. Cambridge: The Mit Press, 1991.
HONNETH, A.; BANKOVSKY, M. “Recognition Across French-German Divides: The Social Fabric of Freedom in French Theory”. Critical Horizons, vol. 22, n. 1, 2021.
HONNETH, A.; JOAS, H. Social Action and Human Nature. New York: Cambridge University Press, 1988.
HORNQVIST, M. “Critique and cognitive capacities: Towards an action-oriented model”. Philosophy and Social Criticism, vol. 48, n. 1, 2022.
KAUPPINEN, A. “Reason, Recognition, and Internal Critique”. Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy, vol. 45, n. 4, 2002.
KNIERIEM, M.. “The limits of recognition”. Inquiry [2024]. Disponível em: . Acesso em: 23/03/2024.
LYSAKER, O. “Transnational Struggle for Recognition: Axel Honneth on the Embodied Dignity of Stateless Persons”. In: SCHWEIGER, G. (eds.). Migration, Recognition and Critical Theory. Cham: Springer, 2021.
MELO, R. (coord.). A teoria crítica de Axel Honneth: reconhecimento, liberdade e justiça. São Paulo: Editora Saraiva, 2014.
MELO, R. “Repensando o déficit sociológico da teoria crítica: de Honneth a Horkheimer”. Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, vol. 22 n. 2, 2017.
NOBRE, M. “Luta por reconhecimento: Axel Honneth e a Teoria Crítica”. In: HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
PIRODDI, C. “Fields of Recognition: A Dialogue Between Pierre Bourdieu and Axel Honneth”. Human Studies, vol. 45, 2022.
SANTORO, V. “Honneth como lector de Sartre. Sobre los límites de la interpretación honnethiana del paradigma de reconocimiento de Sartre”. Revista Stultifera, vol. 7, n. 2, 2024.
SANTOS, S. B. “Justiça distributiva e o reconhecimento”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 5, n. 15, 2021.
SOBOTTKA, E. A. Reconhecimento: Novas Abordagens em Teoria Crítica. São Paulo: Editora Annablume, 2015.
SOUZA, L. G. C. Reconhecimento, redistribuição e desreconhecimento: um debate com a teoria crítica de Axel Honneth. Florianópolis: Editora da UFSC, 2019.
VERAS, T. Fisionomia da vida patológica: crítica ao capitalismo em Axel Honneth. Rio de Janeiro: Editora Ape`Ku, 2019.
VOIROL, O.; HONNETH, A. A “Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e a teoria do reconhecimento (entrevista com Axel Honneth)”. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, n. 18, 2011.
ZURN, C. Axel Honneth. Cambridge: Polity Press, 2015.