A PERSPECTIVA DE DOCENTES SOBRE O INTERESSE DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Wesley Gomes Feitosa
Rossano André Dal-Farra

Resumo

Diante da célere transformação pela qual passa o mundo laboral contemporâneo, uma das preocupações na área tecnológica e na educação está centrada na formação de profissionais capazes de atuar nas áreas de engenharia e tecnologia. Considerando a intrínseca complexidade enfrentada nos desafios educacionais contemporâneos envolvendo múltiplas questões de ordem individual, socioeconômica e pedagógica, tem sido proposta a realização de práticas pedagógicas articuladoras dos âmbitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Diante de tais premissas, foi realizado um estudo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola com exposições dialogadas e debates a respeito da busca da formação profissional em engenharia e tecnologia. Esse processo foi acompanhado pelos professores de Ciências da Natureza e Matemática da escola. Neste contexto, foi realizado um processo investigativo com a aplicação de questionários com os professores para que avaliassem o trabalho realizado com os estudantes. As respostas foram cotejadas com as observações do diário de campo e examinadas com a Análise de Discurso, abordagem qualitativa que, na perspectiva adotada nesta investigação, visa compreender o contexto histórico e social no qual o discurso é produzido no que tange às potencialidades discentes para a formação de futuros profissionais. Com base nos resultados, foi possível compreender o olhar docente sobre a abordagem STEM, indicando que, embora os professores não conhecessem o acrônimo, havia amplas e promissoras condições de implantar ações educacionais desta natureza na escola, especialmente pela construção de práticas educativas semelhantes às realizadas por esta pesquisa, por despertar um maior interesse pela engenharia e pela tecnologia a partir do maior conhecimento das competências necessárias para a atuação nas profissões supracitadas. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FEITOSA, W. G. .; DAL-FARRA, R. A. A PERSPECTIVA DE DOCENTES SOBRE O INTERESSE DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 45, p. 412–434, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8352413. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2127. Acesso em: 12 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ABAR, C. A. A. P.; LAVICZA, Z. “Underlying Theories for use of Digital Technologies in Mathematics Education”. Acta Scientiae, vol. 21, n. 1, 2019.

AMAZONAS. Plano Estadual de Educação do Amazonas. Manaus: Secretaria Estadual de Educação, 2015. Disponível em: . Acesso em: 01/09/2023.

BARAK, M.; GINZBURG, T.; ERDURAN, S. “Nature of engeneering: a cognitive and epistemic account with implications for engennering education”. Science and Education [2022]. Disponível em: . Acesso em: 01/09/2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 01/04/2023.

BRASIL. Censo da Educação Superior. Brasília: Inep, 2023b. Disponível em: . Acesso em: 01/05/2023.

BRASIL. Censo da Educação Superior. Brasília: Inep, 2023c. Disponível em: . Acesso em: 01/05/2023.

BRASIL. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 25/06/2023.

BRASIL. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2021. Brasília: Inep, 2023a. Disponível em: . Acesso em: 01/05/2023.

CASTRO DE JESUS, A. B.; OLIVEIRA NETO, T.; SILVA, F. B. “Periodização da rede urbana na faixa pioneira amazônica: os casos do sul do Amazonas eno nordeste do Acre”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 44, 2023.

CORREIA, M. S.; BAPTISTA, M. L. “The Effects of a STEM Approach on Preservice Elementary Teachers’ Subject Matter Knowledge about Sound”. Acta Scientiae, vol. 23, n. 6, 2021.

DAL-FARRA, R. A. “Teacher Education in Brazil”. In: OXFORD UNIVERSITY. Oxford Research Encyclopedia of Education. Oxford: Oxford University Press, 2022.

FERREIRA, L. S. “Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades”. Revista Brasileira de Educação, vol. 25, 2020.

GILL, R. “Análise de discurso”. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

HANDELSMAN, J. et al. “Achieving STEM diversity: Fix the classrooms”. Science, vol. 376, n. 6597, 2022.

HOMA, A. I. R. “Simuladores Robóticos na Educação STEM”. Acta Scientiae, vol. 21, n. 5, 2019.

HONEY, M. et al. STEM Integration in K-12 Education: Status, Prospects, and an Agenda for Research. Washington: National Academy of Engineering, 2014.

ISHAK, S. A.; DIN, R.; HASRAN U. A. “Defining Digital Game-Based Learning for Science, Technology, Engineering, and Mathematics: A New Perspective on Design and Developmental Research”. Journal of Medical Internet Research, vol. 23, n. 2, 2021.

Li, Y. et al. “Research and trends in STEM education: a systematic review of jornal publications”. International Journal of Stem Education, vol. 7, n. 11, 2020.

MAIA, D. L.; CARVALHO, R. A.; APPELT, V. K. “Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura”. Revista Tecnologia e Sociedade, vol. 17, n. 49, 2021.

MOREIRA, M. A. “O ensino de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no século XXI”. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol. 11, n. 2, 2018.

NIAMALE, M. A. Estudos multidisciplinares: discussões temáticas. Boa Vista: Editora IOLE, 2023.

OLIVEIRA, E. R. B.; UNBEHAUM, S.; GAVA, T. “A Educação STEM e gênero: Uma Contribuição para o debate brasileiro”. Cadernos de Pesquisa, vol. 49, n. 171, 2019.

OLIVEIRA-PEREIRA, W.; ANJOS, R. E.; ROMEIRO, M. A. “A aprendizagem baseada em problemas: surgimento, disseminação internacional e sua chegada no Brasil”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 44, 2023.

PRADO, J. E. L.; ARIAS-GAGO, A. R. “Revisão sistemática da educação matemática para estudantes cegos: a importância das STEAM nos currículos escolares”. Ciência e Educação, vol. 27, n. 19, 2021.

PRADO, J. L.; SILVA, R. R. “STEM: an innovation in Higher Education”. Research, Society and Development, vol. 9, n. 11, 2020.

PUGLIESE, G. O. “STEM Education-um panorama e sua relação com a educação brasileira”. Currículo sem Fronteiras, vol. 20, n. 1, 2020.

PUGLIESE, G. Os modelos pedagógicos de ensino de Ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) (Dissertação de Mestrado em Genética e Biologia Molecular). Campinas: UNICAMP, 2017.

SEDLACEK, G. B. “Projetos STEAM: Controvérsias e Ideologias no Ensino de História e Filosofia das Ciências”. Khronos, vol. 11, 2021.

SENHORAS, E. M. “Caracterização do Programa Agentes Locais de Inovação”. In: SENHORAS, E. M. (org.). Escritos sobre o Programa Agentes Locais de Inovação. Boa Vista: Editora IOLE, 2021a.

SENHORAS, E. M. “Cultura da inovação e desenvolvimento de competências entre os agentes locais de inovação em Boa Vista (RR)”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 5, n. 13, 2021b.

SILVA, C. S. S.et al. “A relevância do currículo e da educação matemática na percepção de estudantes dos cursos STEM”. Revista Paranaense de Educação Matemática, vol. 8, n.17, 2019.

SOUZA, B. C. et al. “Videogames comerciais e seu potencial para a educação superior: um estudo com 347 alunos brasileiros de graduação em administração”. Acta Scientiae, vol. 21, n. 1, 2019.

STOHLMANN, M.; MOORE, T. J.; ROEHRIG, G. H. “Considerations for Teaching Integrated STEM Education”. Journal of Pre-College Engineering Education Research, vol. 2, n. 1, 2012.

SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus. “Zona Franca de Manaus”. SUFRAMA [2023]. Disponível em: . Acesso em: 01/08/2023.

UEA - Universidade Estadual do Amazonas. Academia STEM: Buscando desenvolver competências. Manaus: UEA, 2023. Disponível em: . Acesso em 01/08/2023.

VARGAS, H. M. “Sem perder a majestade: ‘profissões imperiais’ no Brasil”. Estudos de Sociologia, vol. 15, n. 28, 2010.

VENNIX, J.; BROK, P.; TACONIS, R. “Do outreach activities in secondary STEM education motivate students and improve their attitudes towards STEM?”. International Journal of Science Education, vol. 40, n. 11, 2018.

WAN, D.; LEE, Y. J. “Engennering in grades 1-9 science education standard from China”. Research Gate [2023]. Disponível em: . Acesso em: 01/09/2023.

WU, Y. T.; ANDERSON O. R. “Technology-enhanced stem (science, technology, engineering, and mathematics) education”. Journal of Computers in Education, vol. 2, n. 3, 2015.