A RELAÇÃO ÉTNICO RACIAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: DESENVOLVENDO UMA SEQUENCIA DIDÁTICA

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Thamisis Maia de Medeiros Bezerra
Ana Cristina Silva Daxenberger

Resumo

A construção de práticas antirracistas é de responsabilidade de toda equipe escolar. Considerando isso e identificando a área da Ciências como uma área de estudo promissora para a superação da discriminação e enfretamento do racismo, o presente artigo tem como objetivo compreender como se pode construir práticas educativas antirracistas dentro da área de ciências/biologia, no ensino médio. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico com cunho qualitativo, utilizando-se de fontes primárias, as quais serviram para a elaboração de uma sequência didática com a temática sobre as Teorias da evolução biológica, Seleção Natural, Adaptação e Racismo Científico.  Como resultado, apresentamos uma proposta educativa baseada em pressupostos da decolonialidade, para a qual o docente poderá realizá-la e/ou adaptá-la mediante as necessidades reais de sua comunidade.

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Como Citar
BEZERRA, T. M. de M. .; DAXENBERGER, A. C. S. . A RELAÇÃO ÉTNICO RACIAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: DESENVOLVENDO UMA SEQUENCIA DIDÁTICA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 608–626, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8198116. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1774. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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