“PROFESSOR COMO VÍTIMA?”: UM ESTUDO SOBRE O BULLYING VIVENCIADO PELO PROFESSOR

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elimar de Paiva Siqueira
João Gabriel Modesto
Sônia Bessa

Resumo

O presente estudo analisou o professor como vítima de bullying. Tendo em vista o tema de interesse, a pesquisa teve como objetivo investigar a vivência do bullying por professores em função de aspectos que permeiam o uso da tecnologia em sala de aula. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 52 professores da rede estadual de ensino que responderam a uma versão adaptada da Escala Califórnia de Vitimização do Bullying e informaram um conjunto de dados sociodemográficos. De forma geral, os índices de bullying contra o professor foram baixos. Apesar disso, foi identificada uma correlação positiva entre os diferentes tipos de bullying, evidenciando que o professor que é vítima de determinado comportamento relacionado ao bullying provavelmente está em risco quando analisados outros comportamentos correlatos. Embora tenham sido encontrados baixos índices de bullying contra os professores, o fenômeno existe. Nesse sentido, é preciso um volume maior de pesquisas que analisem o fenômeno com recortes diferentes e que possam também propor intervenções frente ao fenômeno.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SIQUEIRA, E. de P.; MODESTO, J. G.; BESSA, S. “PROFESSOR COMO VÍTIMA?”: UM ESTUDO SOBRE O BULLYING VIVENCIADO PELO PROFESSOR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 177–193, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8152688. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1646. Acesso em: 14 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALBUQUERQUE, A. P.; MACIEL, S. “Bullying escolar: uma revisão sistemática da literatura”. Revista Contexto e Educação, vol. 37, n. 117, 2022.

ALEGRIA, J. “Os professores e a tecnologia em sala de aula”. Canal futura [2017]. Disponível em: . Acesso em: 06/07/2023.

BETTENCOURT, A. F. et al. “Long-term consequences of bullying involvement in first grade”. Journal of School Psychology, vol. 97, abril, 2023.

BISWAS, T. et al. “Variation in the prevalence of different forms of bullying victimisation among adolescents and their associations with family, peer and school connectedness: a population-based study in 40 lower and middle income to high-income countries (LMIC-HICs)”. Journal of Child and Adolescent Trauma, vol. 15, 2022.

BRIGATTO, G. “Brasil terá um smartphone por habitante até outubro, projeta FGV”. Valor Econômico [2017]. Disponível em: . Acesso em: 30/06/2023.

DE WET, C. “Vítimas de Bullying direcionado a Educadores: um estudo qualitativo”. South African Journal of Education, vol. 30, n. 2, 2010.

FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Editora Verus, 2012.

FELIX, E. D. et al. “Getting precise and pragmatic about the assessment of bullying: The development of the California Bullying Victimization Scale”. Aggressive Behavior, vol. 37, n. 3, 2011.

FELIZARDO, A. R. Bullying escolar: prevenção, intervenção e resolução com princípios da justiça restaurativa. Curitiba: Editora Intersaberes, 2017.

FERREIRA, D. G.; MENDONÇA, J. G. R. “O fenômeno bullying no ambiente pedagógico: estudo dos aspectos históricos e conceituais baseados nas diferenças sociais e culturais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Editora Artmed, 2009.

FONTANA FILHO, M.; AGUIAR, A. A. M. “Automutilação na adolescência e multiplicidade causal: a psicanálise no projeto integrador II da UNIJUI”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 37, 2023.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Projeto de estudo sobre ações discriminatórias no âmbito escolar, organizadas de acordo com áreas temáticas, a saber, étnico-racial, gênero, geracional, territorial, necessidades especiais, socioeconômica e orientação sexual. Brasília: Ministério da Educação, 2009.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologia: O novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2007.

KHOURY-KASSABRI, M.; ASTOR, R. A.; BENBENISHTY, R. “Perpetration of school violence against peers and teachers by Middle Eastern adolescents: A cross-cultural and ecological analysis”. Journal of Interpersonal Violence, vol. 24, n. 1, 2009.

KILICASLAN, F. et al. “The prevalence of peer bullying and psychiatric symptoms among high school students in southeast Turkey”. Nordic Journal of Psychiatry, vol. 77, n. 1, 2023.

LEMBO, V. M. R. et al. “Revisão sobre Características de Meninos e Meninas que Praticam Bullying Escolar”. Revista Psicologia: Teoria e Prática, vol. 25, n. 3, 2023.

LOPES NETO, A. A.; SAAVEDRA, L. H. Diga não para o bullying – programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. Rio de Janeiro: ABRAPIA, 2003.

MALTA, D. C. et al. “Bullying entre adolescentes brasileiros: evidências das Pesquisas Nacionais de Saúde do Escolar, Brasil, 2015 e 2019”. Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol. 30, 2022.

MODESTO, J. G.; ARAÚJO FONSECA, G.; SOUSA, G. “O uso da tecnologia e nomofobia em estudantes universitários”. Revista Conhecimento Online, vol. 2, 2022

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; MEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Editora Papirus, 2013.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

OLWEUS, D. Bullying Prevention Program: Implementation and Evaluation Over Two Decades. 2018.

ÖZKILIÇ, R. “Bullying toward teachers: An example from Turkey”. Eurasian Journal of Educational Research, vol. 47, 2012.

PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Editora Artmed, 2011.

PERVIN, K.; TURNER, A. “A study of bullying of teachers by pupils in an inner London school”. Pastoral Care in Education, vol. 16, n. 4, 1998.

SANTOS NETO, E. S., FRANCO, E. S. “Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro”. Revista de Educação do COGEIME, vol. 19, n. 36, 2010.

SILVA, A. M.; SATUR, R. V. A “Aprendizagem Visando a Competência em Informação na Sociedade em Tempos de Infoesfera”. Perspectivas em Gestão e Conhecimento, vol. 10, 2020.

SILVA, M. P. O. Youtube, juventude e escola em conexão: a produção da aprendizagem ciborgue (Dissertação de Mestrado em Educação). Belo Horizonte: UFMG, 2016.

SOUZA, A. A. N.; SCHNEIDER, H. N. “Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais”. Educação Temática Digital, vol. 18, n. 2, 2016.

STEFFGEN, G.; EWEN, N. “Teachers as victims of school violence – the influence of tension and school culture”. International Journal on Violence and Schools, vol. 3, 2007.

TARABLUS, T.; YABLON, Y. B. “Novice Veteran Teachers’ Willingness to Seek Help for Dealing with Students’ Violence Against Them”. International Journal of Bullying Prevention, vol. 4, n. 3, 2022.

TERRY, A. A. “Teachers as targets of bullying by their pupils: A study to investigate incidence”. British Journal of Educational Psychology, vol. 68, n. 2, 2011.

VALENTIM, R. A. M.; et al. (orgs.). Inovação tecnológica em educação à distância: uma abordagem convergente. Natal: Editora da UFRN, 2020.

WOUDSTRA, M. H.; VISSER, M.; JORDAAN, J. “Learner-to-teacher bullying as a potential factor influencing teachers' mental health”. South African Journal of Education, vol. 38, n. 1, 2018.

ZANELA, M. O Professor e o “Laboratório” de Informática: Navegando Nas Suas Percepções (Dissertação de Mestrado em Educação). Curitiba: UFPR, 2007.

ZĂVOIANU, E. A; SUN, K. “Can teachers be victims of cyberbullying?”. Technium Social Science Journal, vol. 33, 2022

ZHANG, H.; JIANG, Y. “A Systematic Review of Research on School Bullying/Violence in Mainland China: Prevalence and Correlates”. Journal of School Violence, vol. 21, n. 1, 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)