ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO QUALITY OF SCHOOL WORK LIFE (QSWL) PARA O IDIOMA PORTUGUÊS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos Piacentini
César Augustus Winck

Resumo

A qualidade de vida experimentada pelo trabalhador em seu ambiente laboral, tem potencial de impactar a continuidade e os resultados das organizações, públicas ou privadas.  Esta inferência, revela a importância de instrumentos aptos a diagnosticar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que subsidiem a intervenção dos gestores na adoção de ações ou programas preditivos. Ante a inexistência de um instrumento específico para a QVT dos professores brasileiros, este estudo objetivou a adaptação e a validação do instrumento Quality of School Work Life (QSWL), para o idioma português. O processo metodológico seguiu as recomendações do protocolo da American Academy of Orthopedic Surgeons/Institute of Work and Health. A versão final constou de 24 itens distribuídos entre cinco dimensões teóricas. Os índices de validade de conteúdo e de incompreensão foram avaliados por um comitê especialistas e por uma amostra da população alvo. A testagem confirmou que o QSWL é um instrumento válido para o contexto brasileiro. Recomenda-se expandir os testes avaliando as propriedades psicométricos do instrumento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PIACENTINI, M.; WINCK, C. A. ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO QUALITY OF SCHOOL WORK LIFE (QSWL) PARA O IDIOMA PORTUGUÊS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 309–326, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8057238. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1524. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

AKAR, H. “The Relationships Between Quality of Work Life, School Alienation, Burnout, Affective Commitment And Organizational Citizenship: A Study on Teachers”. European Journal of Educational Research, vol. 7, 2018.

AKRAM, M.; AMIR, M. “Comparing the Quality of Work Life among University Teachers in Punjab”. Bulletin of Education and Research, vol. 42, n. 2, 2020.

BARRA, J. V. et al. “Adaptação Transcultural e Validação do Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência-4 (SATAQ-4) Aplicado a Estudantes Universitários”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 35, n. 5, 2019.

BRASIL. Resolução n. 510, de 07 de abril de 2016. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2016. Disponível em:. Acesso em: 12/06/2023.

BRASIL. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2012. Disponível em:. Acesso em:12/01/2023.

BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. São Paulo: Editora Appris, 2020.

CANCIAN, Q. G. et al. “Qualidade de Vida no Desenvolvimento do Trabalho na Percepções dos Professores Universitários”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.

CARDOSO, B. L. C.; NUNES, C. P.; CARDOSO JUNIOR, W. “Qualidade de Vida do Docente da Pós-Graduação no Contexto da Pandemia”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 38, 2023.

COELHO, L. E. S.; MARQUES, G. L. B.; WANZINACK, C. “Saúde Docente na Pandemia: Um Estudo de Caso com Profissionais do Ensino Superior da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 11, n. 33, 2022.

CRESWELL, J. W.; GUETTERMAN, T. C. Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Boston: Pearson, 2019.

FERRE FERNÁNDEZ, M.; MA, M.; RÍOS-DÍAZ, J. “Traducción y Adaptación Transcultural del Gross Motor Function Measure (Gmfm) A La Población Española de Niños con Parálisis Cerebral”. Revista de Neurología, vol.71, 2020.

FERREIRA I. R.; SANTOS L. L.; MORAES J. “Validação Aparente e de Conteúdo de uma Cartilha de Autocuidado para Prevenção de Lesão por Pressão”. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, vol. 10, 2020.

FORTES, C. P. D. D.; ARAÚJO, A. P. Q. C. “Check List For Healthcare Questionnaires Cross-Cultural Translation And Adaptation”. Cadernos Saúde Coletiva, vol. 27, 2019.

GARNAR, A. W. Pragmatism, Technology, and the Persistence of the Postmodern. London: Lexington Books, 2020.

HOWES NETO, G. “A questão da cientificidade da pesquisa social”. Revista Educação e Ciências Sociais, vol. 3, n. 4, 2020.

ILGAN, A. et al. “Comparing Turkish and Pakistani teachers' professionalism. The International Education Journal”. Comparative Perspectives, vol. 17, n. 2, 2018.

IWAMIZU, J. S.; DANTAS, L. E. T. “Translation and Cultural Adaptation of an Instrument to Identify the Motor Profile of Children Between 3 and 5 Years Old”. Journal of Physical Education, vol. 29, 2018.

LI, Y. et al. “Reliability and Validity of the Chinese Version of the Head and Neck Information Needs Questionnaire for Patients with Head and Neck Cancer and Their Caregivers”. International Journal of Nursing Sciences, vol. 6, n. 8, 2021.

LIRA, M.; CABALLERO, E. “Adaptación Transcultural de Instrumentos de Evaluación em Salud: Historia Y Reflexiones Del Por Qué, Cómo Y Cuando”. Revista Médica Clínica Las Condes, vol. 31, 2020.

MACHADO, R. S. et al. “Cross-Cultural Adaptation Methods of Instruments in the Nursing Área”. Revista Gaúcha de Enfermagem, vol. 39, 2018.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2021.

MATTOS, S. et al. “Elaboração e validação de um instrumento para mensurar Autopercepção de Saúde em adultos”. Saúde em Debate, vol. 45, n. 129, 2021.

MOURA, J. S.; NUNES, C. P.; FERREIRA, L. G. “Transtornos Mentais e Comportamentais em Professores: Influências na Carreira Profissional Docente”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.

NUNES, R. D. et al. “Cross-Cultural Adaptation and Psychometric Properties of the Brazilian-Portuguese Version of the Quality of Prenatal Care Questionnaire (QPCQ)”. Revista De Saúde Pública, vol. 53, n. 1, 2019.

PIACENTINI, M. T. S. et al. “Planejamento Estratégico no Contexto das Organizações Religiosas”. International Journal of Development Research, vol. 10, 2020

PIACENTINI, M. et al. “Qualidade de Vida no Trabalho na Rede Estadual de Ensino em Rondônia, Amazônia Legal, Brasil”. International Journal oF Development Research, vol. 09, 2019.

POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Porto Alegre: Editora Artmed, 2019.

SPENCER, A. R. American Pragmatism: An Introduction. Cambridge: Polity Press. 2020.

SUN, J.; CHEN, G. M.; HUANG, J. “Effect of Evidence-Based Pharmacy Care on Satisfaction and Cognition in Patients with Non-Valvular Atrial Fibrillation Taking Rivaroxaban”. Patient Prefer Adherence, vol. 25, n. 15, 2021.

TONIN, S. et al. “Adaptação e Validação Transcultural da Escala de Incivilidade no Trabalho para o contexto brasileiro”. Anais do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Lisboa: CIAIQ, 2019.

YUSOFF, M. S. B. “ABC of Content Validation and Content Validity Index Calculation”. Education in Medicine Journal, vol. 11, n. 2, 2019.

ZANCHETTA, S. et al. “Cross-Cultural Adaptation of the Amsterdam Inventory for Auditory Disability and Handicap to Brazilian Portuguese”. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, vol. 86, n. 1, 2020.