ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO QUALITY OF SCHOOL WORK LIFE (QSWL) PARA O IDIOMA PORTUGUÊS

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Marcos Piacentini
César Augustus Winck

Resumo

A qualidade de vida experimentada pelo trabalhador em seu ambiente laboral, tem potencial de impactar a continuidade e os resultados das organizações, públicas ou privadas.  Esta inferência, revela a importância de instrumentos aptos a diagnosticar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que subsidiem a intervenção dos gestores na adoção de ações ou programas preditivos. Ante a inexistência de um instrumento específico para a QVT dos professores brasileiros, este estudo objetivou a adaptação e a validação do instrumento Quality of School Work Life (QSWL), para o idioma português. O processo metodológico seguiu as recomendações do protocolo da American Academy of Orthopedic Surgeons/Institute of Work and Health. A versão final constou de 24 itens distribuídos entre cinco dimensões teóricas. Os índices de validade de conteúdo e de incompreensão foram avaliados por um comitê especialistas e por uma amostra da população alvo. A testagem confirmou que o QSWL é um instrumento válido para o contexto brasileiro. Recomenda-se expandir os testes avaliando as propriedades psicométricos do instrumento.

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Como Citar
PIACENTINI, M.; WINCK, C. A. ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO QUALITY OF SCHOOL WORK LIFE (QSWL) PARA O IDIOMA PORTUGUÊS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 309–326, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8057238. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1524. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Artigos

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