VALIDAÇÃO PSICOMÉTRICA DA ESCALA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ESCOLAR – QWSL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos Piacentini
César Augustus Winck

Resumo

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), busca compreender como maximizar as ações voltadas a produtividade no ambiente de trabalho, considerando tanto aspectos objetivos como subjetivos, e que impactam simultaneamente na percepção de qualidade de vida e no desempenho do trabalhador. Evidencia-se a importância de instrumentos válidos e confiáveis para o diagnóstico da QVT, de forma a subsidiar gestores na escolha de ações e/ou programas preditivos. Este estudo objetivou analisar as propriedades psicométricas da Escala para Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Escolar (QSWL). Realizou-se estudo Metodológico, de raciocínio dedutivo e abordagem quantitativa, com amostra composta por 172 participantes, extraídos da população de professores das redes públicas municipais de ensino, do Estado de Rondônia (Brasil). Aplicou-se o método de análise estatística multivariada, combinando técnicas de Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória, os quais evidenciaram estrutura fatorial composta por 6 variáveis latentes. O conjunto de testes e evidências produzidas na investigação, em consonância com os referenciais metodológicos e teóricos confirmaram a validade e a confiabilidade da escala, para a mensuração da Qualidade de Vida no Trabalho Escolar, permitindo seu uso para a realidade dos professores brasileiros.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PIACENTINI, M.; WINCK, C. A. VALIDAÇÃO PSICOMÉTRICA DA ESCALA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ESCOLAR – QWSL . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 121–138, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8115042. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1555. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ABDULLAH, N. A. C. et al. “Developments in Quality of Work-Life Research and Directions for Future Research”. SAGE Open, vol. 11, n. 4, 2021.

ANDRADE, G. P. S. B. et al. “Challenges for the Construction of Teaching Practices in a Time of Pandemic”. Research, Society and Development, vol. 10, n. 1, 2021.

ARAÚJO, T. C. C. et al. “Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations”. Revista FSA, vol. 18, n. 2, 2021.

BENEVENUTE, J. M. N. et al. “Quality of Life at Work: The Perception of Public Servants”. ORG e DEMO, vol. 20, n. 1, 2019.

CAMPOS, M. I. et al. “Qualidade de Vida e Engajamento no Trabalho na Orientação Profissional de Adultos”. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol. 21, n. 2, 2020.

CARDOSO, B. L. C.; NUNES, C. P.; CARDOSO JUNIOR, W. “Qualidade de Vida do Docente da Pós-Graduação no Contexto da Pandemia”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 38, 2023.

CARVALHO, D. A. S. “Prazer, Sofrimento e Autonomia no Trabalho: Análise no Ambiente Público e Privado”. Revista Conexão Ciência, vol. 14, 2019.

COELHO, L. E. S.; MARQUES, G. L. W. B.; WANZINACK, C. “Saúde Docente na Pandemia: Um Estudo de Caso com Profissionais do Ensino Superior da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 11, n. 33, 2022.

CRESWELL, J. W.; GUETTERMAN, T. C. Educational Research: Planning, Conducting, and Evaluating Quantitative and Qualitative Research. Boston: Pearson, 2019.

GUISSO, L.; GESSER, M. “Sentidos atribuídos pelos professores de séries iniciais aos desafios na carreira”. Pro-Posições, vol. 30, 2019.

HIRSCHLE, A. L. T.; GONDIM, S. M. G. “Estresse e bem-estar no trabalho: uma revisão de literatura”. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 25, n. 7, 2020.

ILGAN, A. et al. “Comparing Turkish and Pakistani Teachers' Professionalism”. The International Education Journal: Comparative Perspectives, vol. 17, n. 2, 2018.

IWAMIZU, J. S.; DANTAS, L. E. T. “Translation and Cultural Adaptation of an Instrument to Identify the Motor Profile of Children Between 3 and 5 Years Old”. Journal of Physical Education, vol. 29. 2018.

KLEIN, L. L. et al. “Quality of Working Life: Parameters and Evaluation in the Public Service”. Revista de Administração Mackenzie, vol. 20, n 3, 2019.

LEITE, L. R. et al. “Abordagem Mista em Teses de um Programa de Pós-Graduação em Educação: Análise à Luz de Creswell”. Educação e Pesquisa, vol. 47, 2021.

LOPES, D. R. “Teacher’s Education: Challenges in Time of the COVI-19 Pandemic”. Anais do V Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. São Carlos: UFSCar, 2020.

MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Análise Fatorial. Brasília: Editora da Enap, 2019.

MATTOS, S. et al. “Elaboração e Validação de um Instrumento para Mensurar Autopercepção de Saúde em Adultos”. Saúde em Debate, vol. 45, n. 129, 2021.

MENDONÇA, A. A. S. “New Technologies and COVID-19: Rethinking Teachers Training”. Anais do V Congresso Internacional de Educação. São Carlos: UFSCar, 2020.

MENEZES, T. S. B. et al. “Adaptação Transcultural e Evidências da Validade da Escala Paternalistic Anti-Fat Attitudes para uso no Brasil”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 9, n. 27, 2022.

PIACENTINI, M. et al. “Qualidade de Vida no Trabalho na Rede Estadual de Ensino em Rondônia, Amazônia Legal, Brasil”. International Journal of Development Research, vol. 9, 2019.

PIACENTINI, M. T. S. Adaptación Transcultural y Validación Psicométrica de un Instrumento para Evaluar la Calidad de Vida Laboral de los Profesores (Tese de Doutorado em Administração). Posadas: UNAM, 2022.

PIACENTINI, M. T. S. et al. “Planejamento Estratégico no Contexto das Organizações Religiosas”. International Journal of Development Research, vol. 10, 2020.

POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Porto Alegre: Editora Artmed, 2019.

POLIZZI, A. F.; CLARO, J. S. “The Impacto of Well-Being at Work and Psychological Capital Over the Turnover Intention: A Study of Teachers”. Revista de Administração Mackenzie, vol. 20, n. 2, 2019.

PRODROSSIMO, A. F. et al. “Validação, Tradução e Adaptação Transcultural de Instrumentos de Pesquisa Clínico-Educacionais: Uma Revisão Integrativa”. Espaço Para Saúde, vol. 22, 2021.

SABONETE, S. A. et al. “Quality of Work Life According to Walton’s Model: Case Study of the Higher Institute of Defense Studies of Mozambique”. Social Sciences, vol. 10, n. 7, 2021.

SANAGOO, A. et al. “Systematic Review and Meta-analysis of Quality of Work Life in Iran (2011-2017)”. International Jornal of Preventive Medicine, vol. 11, n. 1, 2020.

SANTOS, E. C. et al. “Quality of Life, Health and Work of Elementary School Teachers”. Acta Paulista de Enfermagem, vol. 33, 2020.

SOARES, L. J. S.; HENIG, E. V. “Qualidade de Vida no Trabalho dos Professores do Ensino Médio da Rede Pública e Privada: O Caso Comparativo em Cinco Escolas de Rondonópolis Mato Grosso”. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, vol. 3, n. 2, 2019.

SOUZA, G. P. “Formação Docente em Tempos de Pandemia: Experiência na Gestão Escolar”. Ensino Em Perspectivas, vol. 2, n. 4, 2021.

SPENCER, A. R. American Pragmatism: An Introduction. Cambridge: Polity Press, 2020.

ZANCHETTA, S. et al. “Cross-Cultural Adaptation of the Amsterdam Inventory for Auditory Disability and Handicap to Brazilian Portuguese”. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, vol. 86, n. 1, 2020.