EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES: DESAFIOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

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Khaled Omar Mohamad El Tassa
Gilmar de Carvalho Cruz
Jeniffer Javorski Cabral

Resumo

Este estudo desenvolve uma reflexão acerca da formação docente e seus desafios com vistas à inclusão escolar, considerando que professores em diferentes níveis da carreira tem encontrado dificuldades em adequar estratégias metodológicas, e decidem por apoiar-se em especializações, como alternativa em sanar suas indagações apenas com acumulo de títulos, sem levar em conta a necessidade da pesquisa e à procura pelo conhecimento. Para fundamentar a discussão foi realizada análise da grade curricular do Curso de Formação de Docentes (Ensino Médio), e entrevista semiestruturada com duas alunas do quarto ano, para que pudéssemos analisar as necessidades de uma preparação profissional e a relevância da articulação entre teoria e prática. As bases teóricas foram de Saviani (2013), Libâneo (2004), Adorno e a Teoria da Semicultura (1996), Marx (1973) e entre outros. Conclui-se que a profissão docente exige grande doação dos profissionais, com envolvimento em estudos, pesquisas, análises. E, que os cursos de Licenciaturas precisam adequar os conteúdos curriculares para que os professores não sintam grandes impactos ao se depararem com alunos em situação de inclusão no cotidiano escolar.

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Como Citar
TASSA, K. O. M. E. .; CRUZ, G. de C.; CABRAL, J. J. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES: DESAFIOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 100–115, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7944520. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1280. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Artigos

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