EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES: DESAFIOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Khaled Omar Mohamad El Tassa
Gilmar de Carvalho Cruz
Jeniffer Javorski Cabral

Resumo

Este estudo desenvolve uma reflexão acerca da formação docente e seus desafios com vistas à inclusão escolar, considerando que professores em diferentes níveis da carreira tem encontrado dificuldades em adequar estratégias metodológicas, e decidem por apoiar-se em especializações, como alternativa em sanar suas indagações apenas com acumulo de títulos, sem levar em conta a necessidade da pesquisa e à procura pelo conhecimento. Para fundamentar a discussão foi realizada análise da grade curricular do Curso de Formação de Docentes (Ensino Médio), e entrevista semiestruturada com duas alunas do quarto ano, para que pudéssemos analisar as necessidades de uma preparação profissional e a relevância da articulação entre teoria e prática. As bases teóricas foram de Saviani (2013), Libâneo (2004), Adorno e a Teoria da Semicultura (1996), Marx (1973) e entre outros. Conclui-se que a profissão docente exige grande doação dos profissionais, com envolvimento em estudos, pesquisas, análises. E, que os cursos de Licenciaturas precisam adequar os conteúdos curriculares para que os professores não sintam grandes impactos ao se depararem com alunos em situação de inclusão no cotidiano escolar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
TASSA, K. O. M. E. .; CRUZ, G. de C.; CABRAL, J. J. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES: DESAFIOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 100–115, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7944520. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1280. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ADORNO, T. “Teoria da Semicultura”. Educação e Sociedade, vol. 17, n. 56, 1996.

BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q.; GOMES, I. M. “O local da diferença: desafios à educação física escolar”. Pensar a Prática, vol. 13, n. 1, 2010.

BRASIL. Decreto n. 5626, de 22 de dezembro de 2005. Brasília: Planalto, 2005. Disponível em: . Acesso em: 30/04/2023.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: Planalto, 2002. Disponível em: . Acesso em: 30/04/2023.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Brasília: Planalto, 2015. Disponível em: . Acesso em: 30/04/2023.

BRASIL. Parecer CEB n. 17, de 3 de julho de 2001. Brasília: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: . Acesso em: 30/04/2023.

CHOI, J. H.; MCCART, A. B.; SAILOR, W. “Achievement of students with IEPs and associated relationships with an inclusive MTSS framework”. The Journal of Special Education, vol. 54, n. 3, 2020.

CRUZ, G. C.; CLAT. R. Educação Inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de curso de licenciatura. Curitiba: Editora UFPR, 2014.

CRUZ, G. C.; TASSA, K. O. M. E. “Inclusão Escolar e Formação Docente no Curso de Educação Física: Uma análise de Projeto Pedagógico e Ornamentos Legais”. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, vol. 9, 2014.

CURY, C. R. J. “A gestão democrática na escola e o direito à educação”. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, vol. 23, n. 3, 2007.

FABRI, L. T. C.; TASSA, K. O. M. E. “Concepção e humanização do currículo: a abordagem docente na educação especial”. Revista Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 10, 2022.

FLANNERY, K. B.; HELLEMN, L. A. “Building strategically aligned individualized education programs for transition”. The Journal of Special Education, vol. 49, n. 2, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002.

GLAT, R. A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas (Relatório de Iniciação Científica CNPQ). Rio de Janeiro: UERJ, 2012.

GLAT, R.; VIANNA, M.M.; REDIG, A.G. Plano educacional individualizado: uma estratégia a ser construída no processo de formação docente. Ciências Humanas e Sociais em Revista, vol. 34, n. 12, 2012.

HEGARTY, S. “Integration and the Teacher”. In: MEYER, C. J. W.; PIJL, S. J.; HEGARTY, S. New Perspectives in Special Education: a Six Country Study of Integration. London: Routledge, 1994.

LIBÂNEO, J. C. “A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Daydov”. Revista Brasileira de Educação, n. 27, 2004.

MANTOAN, M. T. E. “Caminhos Pedagógicos da Educação Inclusiva”. In: GAIO, R.; MENEGHETTI, R. G. K. Caminhos Pedagógicos da Educação Especial. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.

MARX, K. Contribuição para a Crítica da Economia Política. Lisboa: Editora Estampa, 1973.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

PLETSCH, M. D.; GLAT, R. “A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado”. Linhas Críticas, vol. 18, n. 35, 2012.

PRADO, L. A. et al. “Ser docente em tempos de pandemia: narrativas autobiográficas em contextos educacionais inclusivos”. Revista Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 8, 2021.

RODRIGUES, D. “Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva”. In: RODRIGUES, D. (org.). Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto: Editora Porto, 2003.

SANDERSON, K. A.; GOLDMAN. S. E. “Understanding the characteristics and predictors of student involvement in IEP meetings”. The Journal of Special Education, vol. 56, n. 1, 2021.

SAVIANI, D. Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia a partir do método dialético. Florianópolis: Editora Perspectiva, 2013.

SERRA-PINHEIRO, M. A.; GUIMARÃES, M. M.; SERRANO, M. E. “A Eficácia de Pais em Grupo para Pacientes com Transtorno Desafiador de Oposição: Um Estudo Piloto”. Revista Psicologia Clínica, vol. 32, 2005.

TASSA, K. O. M. E.; CRUZ, G. C. “Formação docente e inclusão escolar em um curso de licenciatura em Educação Física”. Revista Educação Especial, vol. 29, 2016.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.