DESAFIOS E INQUIETAÇÕES DA DOCÊNCIA: A TRANSIÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Leiva Ayres do Prado
Khaled Omar Mohamad El Tassa

Resumo

Este estudo se insere no campo da Educação Especial e aborda o tema referente as práticas pedagógicas realizadas na transição  de alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE), do 5º (quinto) para o 6º (sexto) ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo discutir os desafios e inquietações que professores vivenciam em suas condutas didáticas ao longo desse processo de transição. Para tanto, como procedimentos metodológicos realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativo, em 2 (duas) escolas da Rede Municipal de Ensino e 1 (uma) escola da Rede Estadual de Ensino, totalizando 3 (três) escolas na amostra. Foram aplicados questionários e organizados encontros com grupo focal como instrumentos para a coleta de dados, com a participação de 18 (dezoito) profissionais, entre professores das salas de recursos multifuncionais (SRM), coordenadores pedagógicos e professores das turmas de 5º (quinto) e 6º (ano) ano do Ensino Fundamental, com posterior análise dos dados a partir da abordagem teórico-metodológica da análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa indicaram que os maiores desafios apontados pelos professores investigados foram a falta de formação, inicial e continuada na área de Educação Especial, assim como, a falta de diálogo e articulação entre os professores do 5º (quinto) e 6º (sexto) ano e das SRM. Concluiu-se portanto que esses desafios apontados pelos professores acabam impactando na atuação dos professores das classes regulares com os alunos PAEE, pois os docentes não recebem as ferramentas e conhecimentos suficientes, por meio da formação inicial ou continuada, e nem as informações adequadas sobre as necessidades, limitações e dificuldades dos alunos PAEE.


 

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Como Citar
PRADO, L. A. do; TASSA, K. O. M. E. . DESAFIOS E INQUIETAÇÕES DA DOCÊNCIA: A TRANSIÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 44, p. 262–282, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8240411. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1854. Acesso em: 9 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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