DESAFIOS E INQUIETAÇÕES DA DOCÊNCIA: A TRANSIÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leiva Ayres do Prado
Khaled Omar Mohamad El Tassa

Resumo

Este estudo se insere no campo da Educação Especial e aborda o tema referente as práticas pedagógicas realizadas na transição  de alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE), do 5º (quinto) para o 6º (sexto) ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo discutir os desafios e inquietações que professores vivenciam em suas condutas didáticas ao longo desse processo de transição. Para tanto, como procedimentos metodológicos realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativo, em 2 (duas) escolas da Rede Municipal de Ensino e 1 (uma) escola da Rede Estadual de Ensino, totalizando 3 (três) escolas na amostra. Foram aplicados questionários e organizados encontros com grupo focal como instrumentos para a coleta de dados, com a participação de 18 (dezoito) profissionais, entre professores das salas de recursos multifuncionais (SRM), coordenadores pedagógicos e professores das turmas de 5º (quinto) e 6º (ano) ano do Ensino Fundamental, com posterior análise dos dados a partir da abordagem teórico-metodológica da análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa indicaram que os maiores desafios apontados pelos professores investigados foram a falta de formação, inicial e continuada na área de Educação Especial, assim como, a falta de diálogo e articulação entre os professores do 5º (quinto) e 6º (sexto) ano e das SRM. Concluiu-se portanto que esses desafios apontados pelos professores acabam impactando na atuação dos professores das classes regulares com os alunos PAEE, pois os docentes não recebem as ferramentas e conhecimentos suficientes, por meio da formação inicial ou continuada, e nem as informações adequadas sobre as necessidades, limitações e dificuldades dos alunos PAEE.


 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PRADO, L. A. do; TASSA, K. O. M. E. . DESAFIOS E INQUIETAÇÕES DA DOCÊNCIA: A TRANSIÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 44, p. 262–282, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8240411. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1854. Acesso em: 27 dez. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

AGENCY FOR DEVELOPMENT IN SPECIAL NEEDS EDUCATION. “Special Needs Education in Europe”. Agency for Development in Special Needs Education [2003]. Disponível em: . Acesso em: 06/08/2023.

AZEVEDO, G. V. Construção de significados na transição escolar para o 6º ano do ensino fundamental (Dissertação de Mestrado em Educação). Recife: UFPE, 2017.

BARBUIO, R. “Narrativas de professores de educação física e o aluno em condição de deficiência na escola regular”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 37, 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora Edições 70, 2016.

BAUCH, K. B.; LÖHR, S. S. “Recursos para a promoção da inclusão na escola”. Dia a Dia Educação [2014]. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2022.

BORGES, R. S. M. Desafios ao educador na transição do quinto para o sexo ano nas escolas públicas do Estado de São Paulo: uma proposta de formação (Dissertação de Mestrado em Educação). São Paulo: PUC-SP, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 05/06/2023.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: . Acesso em: 03/06/2023.

BRASIL. Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em Cursos de Nível Superior. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: . Acesso em: 02/06/2023.

BRASIL. Lei n. 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: . Acesso em: 02/06/2023.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: Ministério da educação, 2014. Disponível em: . Acesso em: 06/06/2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Brasília: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: . Acesso em: 04/06/2023.

BRASIL. Resolução n. 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: . Acesso em: 04/06/2023.

CASSONI, C. et al. “Adaptive tasks: school transition from the 5th to 6th grade of elementary education”. Pico-USF, vol. 25, n. 3, 2020.

COLE, S. M. et al. “The Relationship Between Special Education Placement and High School Outcomes. The Journal of Special Education [2022]. Disponível em: . Acesso em: 05/08/2023.

CORDIOLLI, M. Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil. Curitiba: Editora Ibpex, 2011.

COZIER, M.; WHITE, J.M.; WANG, Q. “Examining the variability in general education placements for students with intellectual disability”. International Journal of Whole Schooling, vol. 14, n. 2, 2018.

CRUZ, G. C.; GLAT, R. “Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura”. Educar em Revista, n. 52, 2014.

DAMAS, C. E. S. O desafio da transição das turmas de 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental: o caso da Escola Estadual Domingos Pimenta de Figueiredo (Dissertação de Mestrado em Educação). Juiz de Fora: UFJF, 2021.

DENARI, F. E. et al. “Formação de professores em direção à educação inclusiva no Brasil: dilemas atuais”. In: POKER, R. B. et al. (orgs.). Educação inclusiva: em foco a formação de professores. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2016.

DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. Passagem sem rito: as 5ª séries e seus professores. Campinas: Editora Papirus, 1997.

ESCOBAR, N. T. C. Formação continuada de professores: desafios e possibilidades frente ao processo de inclusão de alunos com deficiência na escola regular de ensino (Dissertação de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens). Rio Grande do Sul: UNF, 2018.

FABRI, L. T. C.; TASSA, K. O. M. E. “Concepção e humanização do currículo: a abordagem docente na educação especial”. Revista Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 10, 2022.

KASSAR, M. C. M.; REBELO, A. S.; OLIVEIRA, R. T. C. “Embates e disputas na política nacional de educação especial brasileira”. Educação e Pesquisa, vol. 45, 2019.

LIMA, L. N. “As causas do abandono escolar no primeiro ano na escola de ensino médio”. Brasil Escola [2022]. Disponível em: . Acesso em: 29/07/2023.

MENDES, E. G. “A política de educação inclusiva e o futuro das instituições especializadas no Brasil”. Arquivos Analíticos de Política Educativa, vol. 27, n.22, 2019.

MIRANDA, T. G. “Articulação entre o atendimento educacional especializado e o ensino comum: construindo sistemas educacionais inclusivos”. Revista Cocar, n. 1, 2015.

MORENO, B.; N.; GONZÁLEZ, G. O.; ARAYA, D. R. “La inclusión escolar en Chile: observada desde la docência”. Cadernos de Pesquisa, n. 51, 2021.

OLIVEIRA, L. P.; ORLANDO, R. M. “Matrizes curriculares de licenciaturas da UFSCar: um olhar voltado para a inclusão escolar”. In.: POKER, R. B. et al. (orgs.). Educação inclusiva: em foco a formação de professores. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2016.

PARANÁ. “Proposições para a transição do 5º ano para 6º ano no município de Curitiba”. Dia a Dia Educação [2015]. Disponível em: . Acesso em: 07/06/ 2023.

PAULA, A. P. et al. “Transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: processo educacional de reflexão e debate”. Revista Ensaios Pedagógicos, vol. 8, n. 1, 2018

PLETSCH, M. D.; GLAT, R. “A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado”. Linhas Críticas, vol. 18, n. 35, 2012.

SANTOS. C. A.; MAKISHIMA, E. A. C.; SILVA, T. G. “O trabalho colaborativo entre o professor especialista e o professor das disciplinas: o fortalecimento das políticas públicas para educação especial no Paraná”. Dia a Dia Educação [2015]. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2023.

SILVA, I. G. “Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. A transição dos alunos do quinto para o sexto ano do ensino fundamental: possibilidades e contribuições durante a transição por meio de um processo de ensino e aprendizagem significativa”. Dia a Dia Educação [2014]. Disponível em: . Acesso em: 01/03/2023.

SIQUEIRA, N. M. S. Representações sociais de alunos sobre a transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental e a Educação Física (Dissertação de Mestrado em Educação). Bauru: UNESP, 2019.

SOARES, K. C. D.; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: Intersaberes, 2017.

TASSA, K. O. M. E.; CRUZ, G. C.; CABRAL, J. J. “Educação Inclusiva e o curso de formação docente: desafios e relatos de experiência”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.

UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Global Education Meeting: Brussels Declaration. Bruxelas: UNESCO, 2018.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.

WALSH, M. “The Inclusion of Students with Special Needs in the General Education Classroom Dominican University of California”. Dominican Scholar [2018]. Disponível em: . Acesso em: 06/08/2023.

WEIZENMAN, L. S.; PEZZI, F. A. S.; ZANON, R. B. “School Inclusion and Autism: Teachers Feelings and Practices”. Psicologia Escolar e Educacional, vol. 24, 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)