A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL: REFLEXÕES PERTINENTES

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Khaled Omar Mohamad El Tassa
Janaina Isis Rodaski
Gilmar de Carvalho Cruz

Resumo

O texto apresenta e discute o conceito de inclusão educacional e educação em tempo integral, a partir dos documentos oficiais da legislação educacional brasileira. A metodologia da pesquisa compreendeu procedimentos de revisão de literatura e análise documental, procurando interpretar o processo e construir compreensões teóricas mais elaboradas relacionadas ao processo de inclusão do aluno com deficiência na escola regular. Tem-se como objetivo deste estudo analisar o processo de inclusão do aluno com deficiência na escola regular e a expansão da educação em tempo integral a partir das metas do Plano Nacional de Educação com dados presentes na plataforma online do observatório do PNE do município de Paranaguá/PR. O estudo revelou que a inclusão escolar de alunos com deficiência é um processo que ainda se encontra em desenvolvimento no Brasil. Na prática da inclusão escolar, os alunos estão sendo recebidos nas salas de aula do ensino regular, porém ainda se faz necessário quebrar alguns paradigmas que dificultam a efetiva inclusão e que esta deixe de ser apenas casos isolados em algumas escolas. Conclui-se que, embora existam as políticas públicas voltadas a inclusão escolar do aluno com deficiência e as escolas em tempo integral constata-se que há uma grande distância entre o que se encontra nos documentos legais e o que se efetiva nas escolas públicas brasileiras.

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Como Citar
TASSA, K. O. M. E. .; RODASKI, J. I. .; CRUZ, G. de C. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL: REFLEXÕES PERTINENTES : . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 37, p. 237–252, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7920493. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1308. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Ensaios

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