ASPECTOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO ESTADO DE RORAIMA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente estudo surge em continuidade das pesquisas especializadas no público infanto juvenil, a aplicação Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e o contexto de sua ocorrência no estado de Roraima, local de tríplice fronteira (Guiana, Venezuela e Brasil), localizado no extremo norte do Brasil, diante o atual cenário de violência sistêmica no país o qual atinge crianças e jovens. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é a realização do perfilamento das crianças e adolescentes vítimas de violência no estado de Roraima através de um estudo descritivo e exploratório com abordagem quali-quantitativa.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
DATASUS – Departamento de Informática do SUS. Informações de Saúde (TABNET) (Base de dados). Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. Panorama: Roraima (Base de dados). Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
LIMA, V. “Proporcionalmente, Roraima tem a maior população indígena do país”. G1-RR [28/04/2013]. Disponível em: <https://g1.globo.com/rr/roraima>. Acesso em: 12/05/2020.
OLIVEIRA, V. “Roraima foi o estado com maior taxa de mulheres assassinadas em 2018.” G1-RR [08/03/2019]. Disponível em: <https://g1.globo.com/rr/roraima>. Acesso em: 29/04/2020.
SENHORAS, C. A.B. M. “Dimensionamento da violência contra a criança e o adolescente no Brasil”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 1, 2020.