PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO INTERCULTURAL DE ESCOLAS URBANAS EM BOA VISTA (RR)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lysne Nôzenir de Lima Lira
Hellen Cristina Picanço Simas
Ana Hilda Carvalho de Souza
Reinaldo Oliveira Menezes

Resumo

No contexto socioeducativo das escolas no perímetro urbano de Boa Vista/Roraima, é aparente a prevalência de práticas educacionais ainda baseadas em visões homogeneizadoras acerca da diversidade e pluralidade sociocultural presente no contexto Amazônico. As instituições Públicas de Ensino Básico situadas em Boa Vista, são espaços compostos por estudantes de origens e etnias diversas: indígenas nativos e provenientes de outros países, roraimenses e migrantes dos demais estados nacionais, estrangeiros, como venezuelanos, guianenses, peruanos e haitianos, por exemplo. Neste universo, investiga-se a seguinte problemática: Quais as contribuições do trabalho docente para a aprendizagem de alunos indígenas nas escolas estaduais urbanas de Boa Vista/RR, a partir de uma prática docente alicerçada na perspectiva intercultural? A pesquisa apoiou-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (ADC), de Norman Fairclough. O corpus de estudo foi oriundo de instituições educacionais, participantes da pesquisa, amostragem por categorias, seguidos pela análise dos dados. Os resultados apontaram que, nestes espaços, emergem um esforço em busca de uma efetivação na formação continuada docente, com centralidade na interculturalidade. Na aprendizagem, constatou-se uma frágil prática pedagógica intercultural no processo de ensino-aprendizagem de alunos indígenas em contexto urbano.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LIRA, L. N. de L.; SIMAS, H. C. P. .; SOUZA, A. H. C. de .; MENEZES , R. O. . PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO INTERCULTURAL DE ESCOLAS URBANAS EM BOA VISTA (RR). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 51–65, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7803971. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1088. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Lysne Nôzenir de Lima Lira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Doctoral student in Education at the Federal University of Amazonas (UFAM). Professor at the Institute of Education, Science and Technology (IFRR), Bonfim Advanced Campus (CAB). E-mail: lysne.lira@ifrr.edu.br.

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

PhD in Linguistics. Associate Professor at the Federal University of Amazonas. Visiting professor at the University of Santiago de Compostela (2022). E-mail: hellenpicanco@ufam.edu.br.

Ana Hilda Carvalho de Souza, Centro Universitario Univates (UNIVATES)

PhD in Science: Environment and Development (UNIVATES/RS). Trainer at the Training Center for Education Professionals in Roraima (CEFORR). Email: anahildarr@hotmail.com.

Reinaldo Oliveira Menezes , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

PhD student in Education at UFAM. Member of the Nucleus for the Study of Languages (NEL-Amazônia), in the field of Indigenous Studies. FAPEAM scholarship holder. Email: reinaldo_bamn01@hotmail.com.

Referências

BANIWA, G. Educação Escolar Indígena no século XXI: encantos e desencantos. Rio de Janeiro: Editora Mórula, 2019.

BASTOS, M. H. R.; OLIVEIRA, U. R. “Análise de discurso e análise de conteúdo: um breve levantamento bibliométrico de suas aplicações nas ciências sociais aplicadas da administração”. Anais do XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rio de Janeiro: AEDB, 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acessado em: 10/01/2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acessado em: 10/01/2023.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Brasília: Planalto, 2008. Disponível em: . Acessado em: 10/01/2023.

CANDAU, V. M. F.; OLIVEIRA, L. F. “Pedagogia de colonial e educação antirracista e intercultural no Brasil”. Educação em Revista, vol. 26, n.1, 2016.

CASTILLO, A.; CUEVAS, C. “Intercultural education and indigenous peoples in the State of Guerrero, Mexico”. Revista Innova Educacion, vol. 2, n. 2, 2020.

COMARÚ, M. W. et al. “A bibliometric and descriptive analysis of inclusive education in science education”. Studies in Science Education, vol. 57, n. 2, 2021.

DANTAS, D. F. “Bases da Cultura Educacional no Brasil: Colônia, Império e Primeira República”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 11, n. 31, 2022.

FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse: textual analysis for social research. London: Publishing Company Routledge, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007.

FRIGOTTO, G. “O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional”. In: FAZENDA, I. (org.). “Metodologia da pesquisa educacional”. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

GOMIDE, D. C. “O Materialismo Histórico-Dialético como enfoque metodológico para a pesquisa sobre políticas educacionais”. Anais do VI Seminário Internacional Teoria Política do Socialismo. São Paulo: UNESP, 2018.

OLIVEIRA, R. G. “Amazônia Caribenha: a regionalização, os caminhos históricos e culturais”. DocPlay [2015]. Disponível em: . Acesso em: 20/01/2023.

ORLANDI, E. P. Análise De Discurso. São Paulo: Editora Pontes, 2005.

P1 – Entrevistado P1E1: relato. Entrevista concedida a: Lysne Nôzenir de Lima Lira. Boa Vista: Arquivo pessoal, 2020.

P2 – Entrevistado P2E1: relato. Entrevista concedida a: Lysne Nôzenir de Lima Lira. Boa Vista: Arquivo pessoal, 2020.

P3 – Entrevistado P3E2: relato. Entrevista concedida a: Lysne Nôzenir de Lima Lira. Boa Vista: Arquivo pessoal, 2020.

P4– Entrevistado P4E2: relato. Entrevista concedida a: Lysne Nôzenir de Lima Lira. Boa Vista: Arquivo pessoal, 2020.

RAPOSO, T. J. N.; SILVA, L. G. R. “Direitos Originários dos Povos Indígenas: Considerações sobre a atual conjuntura política-jurídica”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 3, 2020.

SIMAS, H. C. P. Educação escolar yanomami e potiguara (Tese de Doutorado em Linguística). João Pessoa: UFPB, 2013.

SIMAS, H. C. P.; MENEZES, R. O.; JESUS, M. S. “O desafio amazônico da inclusão de disciplina sobre Educação Escolar Indígena no processo de formação inicial docente não indígena”. Revista Thema, vol. 22, n. 1, 2023.

SOUZA, A. H. C. População Indígena de Boa Vista/RR: uma análise socioeconômica (Dissertação de Mestrado em Economia). Boa Vista: UFRR, 2009.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)