PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO INTERCULTURAL DE ESCOLAS URBANAS EM BOA VISTA (RR)

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Lysne Nôzenir de Lima Lira
Hellen Cristina Picanço Simas
Ana Hilda Carvalho de Souza
Reinaldo Oliveira Menezes

Resumo

No contexto socioeducativo das escolas no perímetro urbano de Boa Vista/Roraima, é aparente a prevalência de práticas educacionais ainda baseadas em visões homogeneizadoras acerca da diversidade e pluralidade sociocultural presente no contexto Amazônico. As instituições Públicas de Ensino Básico situadas em Boa Vista, são espaços compostos por estudantes de origens e etnias diversas: indígenas nativos e provenientes de outros países, roraimenses e migrantes dos demais estados nacionais, estrangeiros, como venezuelanos, guianenses, peruanos e haitianos, por exemplo. Neste universo, investiga-se a seguinte problemática: Quais as contribuições do trabalho docente para a aprendizagem de alunos indígenas nas escolas estaduais urbanas de Boa Vista/RR, a partir de uma prática docente alicerçada na perspectiva intercultural? A pesquisa apoiou-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (ADC), de Norman Fairclough. O corpus de estudo foi oriundo de instituições educacionais, participantes da pesquisa, amostragem por categorias, seguidos pela análise dos dados. Os resultados apontaram que, nestes espaços, emergem um esforço em busca de uma efetivação na formação continuada docente, com centralidade na interculturalidade. Na aprendizagem, constatou-se uma frágil prática pedagógica intercultural no processo de ensino-aprendizagem de alunos indígenas em contexto urbano.

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Como Citar
LIRA, L. N. de L.; SIMAS, H. C. P. .; SOUZA, A. H. C. de .; MENEZES , R. O. . PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO INTERCULTURAL DE ESCOLAS URBANAS EM BOA VISTA (RR). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 51–65, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7803971. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1088. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Lysne Nôzenir de Lima Lira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Doctoral student in Education at the Federal University of Amazonas (UFAM). Professor at the Institute of Education, Science and Technology (IFRR), Bonfim Advanced Campus (CAB). E-mail: lysne.lira@ifrr.edu.br.

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

PhD in Linguistics. Associate Professor at the Federal University of Amazonas. Visiting professor at the University of Santiago de Compostela (2022). E-mail: hellenpicanco@ufam.edu.br.

Ana Hilda Carvalho de Souza, Centro Universitario Univates (UNIVATES)

PhD in Science: Environment and Development (UNIVATES/RS). Trainer at the Training Center for Education Professionals in Roraima (CEFORR). Email: anahildarr@hotmail.com.

Reinaldo Oliveira Menezes , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

PhD student in Education at UFAM. Member of the Nucleus for the Study of Languages (NEL-Amazônia), in the field of Indigenous Studies. FAPEAM scholarship holder. Email: reinaldo_bamn01@hotmail.com.

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P1 – Entrevistado P1E1: relato. Entrevista concedida a: Lysne Nôzenir de Lima Lira. Boa Vista: Arquivo pessoal, 2020.

P2 – Entrevistado P2E1: relato. Entrevista concedida a: Lysne Nôzenir de Lima Lira. Boa Vista: Arquivo pessoal, 2020.

P3 – Entrevistado P3E2: relato. Entrevista concedida a: Lysne Nôzenir de Lima Lira. Boa Vista: Arquivo pessoal, 2020.

P4– Entrevistado P4E2: relato. Entrevista concedida a: Lysne Nôzenir de Lima Lira. Boa Vista: Arquivo pessoal, 2020.

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