PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO INTERCULTURAL DE ESCOLAS URBANAS EM BOA VISTA (RR)
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Resumo
No contexto socioeducativo das escolas no perímetro urbano de Boa Vista/Roraima, é aparente a prevalência de práticas educacionais ainda baseadas em visões homogeneizadoras acerca da diversidade e pluralidade sociocultural presente no contexto Amazônico. As instituições Públicas de Ensino Básico situadas em Boa Vista, são espaços compostos por estudantes de origens e etnias diversas: indígenas nativos e provenientes de outros países, roraimenses e migrantes dos demais estados nacionais, estrangeiros, como venezuelanos, guianenses, peruanos e haitianos, por exemplo. Neste universo, investiga-se a seguinte problemática: Quais as contribuições do trabalho docente para a aprendizagem de alunos indígenas nas escolas estaduais urbanas de Boa Vista/RR, a partir de uma prática docente alicerçada na perspectiva intercultural? A pesquisa apoiou-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (ADC), de Norman Fairclough. O corpus de estudo foi oriundo de instituições educacionais, participantes da pesquisa, amostragem por categorias, seguidos pela análise dos dados. Os resultados apontaram que, nestes espaços, emergem um esforço em busca de uma efetivação na formação continuada docente, com centralidade na interculturalidade. Na aprendizagem, constatou-se uma frágil prática pedagógica intercultural no processo de ensino-aprendizagem de alunos indígenas em contexto urbano.
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P2 – Entrevistado P2E1: relato. Entrevista concedida a: Lysne Nôzenir de Lima Lira. Boa Vista: Arquivo pessoal, 2020.
P3 – Entrevistado P3E2: relato. Entrevista concedida a: Lysne Nôzenir de Lima Lira. Boa Vista: Arquivo pessoal, 2020.
P4– Entrevistado P4E2: relato. Entrevista concedida a: Lysne Nôzenir de Lima Lira. Boa Vista: Arquivo pessoal, 2020.
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