TEATRO E MOVIMENTO SOCIAIS NA AMAZÔNIA ACREANA (1970-1980)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elderson Melo de Miranda
Helder Carlos de Miranda
Valeska Ribeiro Alvim

Resumo

Este ensaio explora a interseção entre a arte teatral e os movimentos sociais na Amazônia acreana nas décadas de 1970 e 1980, especialmente em Rio Branco. Tem por objetivo investigar como os grupos teatrais atuaram como agentes sociais e políticos, contribuindo para a construção da cidadania e transformação urbana, social e trabalhista durante um período marcado pela ditadura e pela luta dos seringueiros e indígenas pela posse da terra. A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como principal fonte de dados primários a pesquisa documental e como fonte secundárias referências bibliográficas. O corpus da investigação é composto por relatos artísticos, críticas teatrais, materiais promocionais de grupos de teatro, reportagens jornalísticas e documentos vinculados a movimentos sociais que estabelecem diálogo com práticas cênicas. Para a análise dos dados, foi empregada a abordagem historiográfica, que se baseia na interpretação de documentos para construção historiográfica. Os resultados revelam que o teatro serviu como elo entre diferentes segmentos da sociedade, promovendo o diálogo e engajamento político, e consolidando-se como ferramenta essencial na defesa de direitos e na articulação das lutas sociais acreanas. A análise conclui que as experiências vívidas e as produções criadas por grupos teatrais, como o Grupo Testa e o Grupo De Olho Na Coisa, demonstram que a arte cênica, além de entreter, tem a capacidade de provocar discussão e mobilizar comunidades em torno de questões sociais urgentes. Em tempos de opressão e adversidade, o teatro se destaca como um instrumento potente de engajamento social, promovendo a reflexão crítica e uma possível reconfiguração das relações sociais, políticas e culturais na região do Acre e além.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MIRANDA, E. M. de .; MIRANDA, H. C. de; ALVIM, V. R. TEATRO E MOVIMENTO SOCIAIS NA AMAZÔNIA ACREANA (1970-1980). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 23, n. 67, p. 402–424, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16783746. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7609. Acesso em: 13 ago. 2025.
Seção
Ensaios

Referências

ABED, M. “The role of theatrical and artistic activities in the educational process and alleviating psychological trauma”. The American Journal of Interdisciplinary Innovations and Research, vol. 6, n. 1, 2024.

ALVIM, V. R. Dança cênica no Acre: por uma inserção na cartografia nacional (Tese de Doutorado em Artes). Brasília: UnB, 2018.

ANTONSICH, M. “Territory and territoriality”. Political Geography, vol. 53, 2017.

BAUMEISTER, R.; ZIEMANN, U. “Introdução: Movimentos pela Paz no Sul da Europa durante as décadas de 1970 e 1980”. Journal of Contemporary History, vol. 32, 2021.

BELOV, A. “Territory, territoriality and territorial politics as public law concepts”. Journal of Law and Society, vol. 48, n. 1, 2021.

BEZERRA, T. G. V. S.; AMORIM, P. K. D. F.; PACHAECO, F. A. D. M. “Estrutura organizacional: o caso do IFTO”. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, vol. 2, n. 1, 2024.

BUSBY, S. “Applied theatre: research-based theatre, or theatre-based research? Exploring the possibilities of finding social, spatial, and cognitive justice in informal housing settlements in India, or tales from the banyan tree”. Arts, vol. 13, n. 2, 2024.

CALIXTO MARQUES, M. P. S. A cidade encena a floresta. Rio Branco: Editora da UFAC, 2005.

CAMARA, M. A. A. “A construção da memória social em movimentos sociais e a trajetória dos direitos humanos no Brasil”. Caderno CRH, vol. 32, n. 3, 2020.

CAMARGOS, J. “Theatrical training marked by popular education and popular culture: a means of emancipation for young people”. Revista Brasileira de Estudos da Presença, vol. 13, n. 4. 2023.

CÂNDIDO, R.; VIEIRA, A. “A violação dos direitos humanos de professores universitários na ditadura civil-militar: um estado da arte”. Eccos – Revista Científica, vol. 65, 2023.

ÇAYLI, H. ‘Victims and protest in a social space: Revisiting the sociology of emotions”. Emotion, Space and Society, vol. 22, 2017.

CREASAP, K. “Social movement scenes: Place‐based politics and everyday resistance”. Sociology Compass, vol. 6, n. 11, 2012.

CRUZ, S. P. S; GALVÃO, A. M. O. “Relação educação-cultura e formação cultural docente: perspectivas de pesquisas historiográficas”. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, vol. 33, 2025.

ESTERCI, L. B.; SCHWEICKARDT, P. “Recognition of common interests leads to social partnerships”. Journal of Community Psychology, vol. 38, n. 3, 2010.

FALUDI, A. “European integration and the territorial-administrative complex”. Geografiska Annaler: Series B, Human Geography, vol. 98, n. 1, 2016.

FORD, A. “Alternative media and environmental activism in the Amazon: Communication strategies of resistance”. Journal of Environmental Media, vol. 14, n. 2, 2023.

FREEBODY, K. “What is the problem of inequality, and can we solve it?” Nordic Journal of Art and Research, vol. 12, n. 2, 2023.

FREITAS, C. A. M.; et al. “Análise de dados qualitativos”. Saúde em Debate, vol. 44, n. 125, 2020.

GARCÍA, R. “El teatro del oprimido como ferramenta artística e pedagógica”. Tercio Creciente, vol. 26, 2024.

GOLDMANN, K. “Keepers of the culture at 3201 Adeline street”. California History, vol. 98, n. 1, 2021.

GREGORZEWSKI, M. et al. “Addressing SDG16.2: Eliminating violence towards children – An applied theatre approach”. Nordic Journal of Art and Research, vol. 12, n. 2, 2023.

GUGLIANO, A.; GALLO, C. “On the ruins of the democratic transition: human rights as an agenda item in abeyance for the Brazilian democracy”. Bulletin of Latin American Research, vol. 32, n. 3, 2013

HOLE, R.; SCHNELLERT, L. “Disability theatre as critical participatory action research: lessons for inclusive research”. Social Sciences, vol. 13, n. 2, 2024.

HSIAO, J.; WAN, M. “The student-led movements of 2014 and public Opinion”. Asian Journal of Comparative Politics, vol. 3, n. 2, 2018

JI, Y. “A methodological exploration of document analysis as a qualitative research method”. Korean Association for Qualitative Inquiry, vol. 10, n. 3, 2024.

JUNG, J. S. et al. “Examining the relationship between social movements and urban aesthetics: A case study of the anti-evacuation campaign in Seoul”. Urban Studies, vol. 51, n. 15, 2014.

JUNQUEIRA, R. “Social movements and public spaces: The role of theater in political activism in Brazil”. Sociological Perspectives, vol. 56, n. 2, 2013.

LUZ, G. M. “Revisitando a “Amazônia: emoções, vivências e resistências”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 16, 2021

MACIEL, A.; MELO, A.; SOUZA, T. “The impact of social movements on social change during the Brazilian social protests”. Journal of International Relations, vol. 15, n. 1, 2021.

MELO, E. Teatro de grupo no Estado do Acre: trajetória, prática e a inserção do estilo regional (Dissertação de Mestrado em Artes). Campinas: UNICAMP, 2010.

MICKEVICIUS, A. et al. “The impact of the efficiency of administration of territorial planning processes on the development of territories: Case study of Pagėgiai Municipality, Lithuania”. Baltic Surveying, vol. 9, 2022.

MIRANDA, E. M. “A invenção discursiva da amazônia a partir das cartas de viajantes europeus”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.

MIRANDA, E. M. de; MIRANDA, H. C. de. “Identidades regionais e acreanidade na prática teatral de grupos acreanos (1999 -2010)”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 17, n. 50, 2024.

MONICA, A. et al. “Impact of strategic management implementation on employee performance: a case study of UPTD BTIKP Disdik South Sumatra”. Proceedings of the 7th FIRST 2023 International Conference on Global Innovations. Palembang: Atlantis Press, 2024.

MORAES, Y. Y.; MARTINS, E. B. C. “Escolas confessionais paulistas e a presença do serviço social”. Cuadernos de Educación y Desarrollo, vol. 15, n. 4, 2023.

MULLANY, A. “The ACT in health activism: teaching street theater to college students”. Pedagogy in Health Promotion, vol. 10, n. 2, 2024.

PANASIEWICZ, R. M. “Inspiração para uma metodologia do diálogo inter-religioso”. Horizonte – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, vol. 16, n. 50, 2018.

PAPPEN, P. “Tradução e teatro amador: conceitos de uma pesquisa prática”. Cadernos de Tradução, vol. 43, n. 1, 2023.

PIZARRO, M. A. “A luta pela terra: a resistência dos seringueiros na Amazônia”. Revista de Estudos Sociais, vol. 8, n. 2, 2014.

RANZY, A. “The dynamics of colonization in the Amazon”. Journal of Amazonian Studies, vol. 10, n. 1, 2008.

RAY, S. et al. “Supporting WFN collective social entrepreneurship through social movement learning and critical participatory action research”. New Horizons in Adult Education and Human Resource Development, vol. 36, n. 1, 2024.

ROCHA, Airton Chaves da. A reinvenção e representação do seringueiro na cidade de Rio Branco – Acre (1971-1996) (Tese de Doutorado em História Social). São Paulo: PUCSP, 2006.

ROCHA, N.; MARTINS, L. “Metodologias de pesquisa em textos científicos: um olhar para a educação em saúde”. Peer Review, vol. 6, n. 1, 2024.

ROCHA, R. “A construção identitária da psicologia no Brasil: retratos da ditadura civil-militar brasileira”. Mnemosine, vol. 17, n. 2. 2021.

SANTANA, E. “História, memória e educação: ditadura militar e extrema direita na internet”. Revista Binacional Brasil-Argentina Diálogo Entre as Ciências, vol. 13, n. 1, 2024.

SANTIAGO, E. T. P. “Manifestações da mimese na dramaturgia Amazônica: um percurso historiográfico literário da representação da mulher no teatro de Rondônia”. Das Amazônias, vol. 7, n. 2, 2024.

SERTICH, S. “Transformational power of theatre of the oppressed with marginalized students”. Dialogues in Social Justice, vol. 6, n. 1. 2021.

SILVA, R.; CORREIA, M. A. “Historical context and social movements in the Acre region: The importance of community mobilization”. Journal of Social Movements, vol. 21, n. 1, 2022.

SOUZA, A. “A teologia latino-americana como teologia prática, em diálogo com Henri Bourgeois”. Atualidade Teológica, vol. 2016, n. 1, 2016.

SPENCER, R. et al. “‘I want to be screened just like the pirates!’: the power of community-based participatory research (CBPR) theatre to aid research participation”. Gateways International Journal of Community Research and Engagement, vol. 16, n. 1, 2023.

WASMUTH, S. et al. “Narrative theater to examine and mitigate anti-black racism within occupational therapy”. OTJR: Occupation, Participation and Health, vol. 43, n. 1, 2022.

ZEFERINO, J.; FERNANDES, M. “O sofrimento dá o que pensar: teologia pública em diálogo com a literatura marginal”. Teoliteraria – Revista de Literaturas e Teologias, vol. 10, n. 21, 2020.

ZUBRICKIENĖ, I.; ANUŽIENĖ, B. “Experiences of expressing social justice in non-formal adult education”. Society Integration Education: Proceedings of the International Scientific Conference, vol. 1, 2022.