IDENTIDADES REGIONAIS E ACREANIDADE NA PRÁTICA TEATRAL DE GRUPOS ACREANOS (1999 -2010)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elderson Melo de Miranda
Helder Carlos de Miranda

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar como os grupos de teatro do Acre construíram e expressaram suas identidades regionais por meio de seus espetáculos. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, tendo a Análise de Discurso Crítica – ADC como método principal e procedimento de coleta dos dados. Tais dados foram levantados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas aplicados junto a artistas, bem como de análise de filmagem de um espetáculo. A análise de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, enfocando nos aspectos do discurso. Os resultados da investigação revelaram a existência do estilo regional em espetáculos teatrais no período estudado. Os discursos regionais presentes nesses espetáculos se apresentaram como formas de identificação e diferenciação de grupos sociais baseadas em questões geográficas, históricas, culturais e políticas vinculadas ao ideal de identidades regional acreana e acreanidade. O ensaio conclui que tais produções teatrais foram importante instrumento de expressão e de divulgação política e econômica da identidade regional acreana, especialmente do mito da acreanidade. Tais produções auxiliaram numa narrativa que exalta as especificidades do Acre, como a luta pela sua independência, a preservação da floresta, a diversidade étnica e a resistência cultural.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MIRANDA, E. M. de; MIRANDA, H. C. de. IDENTIDADES REGIONAIS E ACREANIDADE NA PRÁTICA TEATRAL DE GRUPOS ACREANOS (1999 -2010). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 50, p. 330–350, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10699360. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3428. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ADEOYE‐OLATUNDE, O. A.; OLENIK, N. L. “Research and scholarly methods: Semi‐structured interviews”. Journal of the American College of Clinical Pharmacy, vol. 4, n. 10, 2021.

ALAMI, S.; DESJEUX, D.; GARABUAU-MOUSSAOUI, Isabelle. Os métodos qualitativos. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2008.

AZHARI, W. K. “Video Analysis of Amir Nasution's Monologue Theater Performance by Teuku Rifnu Wikana Based on the Theory of Understanding and Characteristics of Drama”. Research in Education, Technology, and Multiculture, vol. 1, n. 2, 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2005.

BEREZIN, M. “Identity, Narratives, and Nationalism”. In: BEREZIN, M. Routledge Handbook of Illiberalism. London: Routledge, 2021.

BÖRZEL, T. A.; RISSE, T. “Identity politics, core state powers and regional integration: Europe and beyond”. Journal of Common Market Studies, vol. 58, n. 1, 2020.

BRAGA, C. Em busca da brasilidade: teatro brasileiro na Primeira República. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

CALHOUN, C. “O Nacionalismo Importa”. In: PAMPLONA, M. A.; DOYLE, D. H. (orgs.). Nationalisms no Novo Mundo: a formação de estados-nação no século XIX. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008.

CARNEIRO, E. D. A. O Discurso Fundador do Acre: heroísmo e patriotismo no último Oeste (Dissertação de Mestrado em Letras). Rio Branco: UFAC, 2008.

CHAUI, M. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

COSTA, W. P. “Viajantes Europeus e o Escrever da Nação Brasileira”. In: PAMPLONA, M. A.; DOYLE, D. H. (org.). Nacionalismo no Novo Mundo: a formação de estados-nação no século XIX. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008.

GIMÉNEZ, G. La cultura como identidad y la identidad como cultura. Ciudad de México: Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, 2005.

GUIBERNAU, M. “Identidade nacional”. In: GUIBERNAU, M. Nacionalismos: o estado nacional e o nacionalismo no século XX. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1997.

HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2005.

JESUS, A. B. C.; OLIVEIRA NETO, T.; SILVA, F. B. A. “Periodização da rede urbana na faixa pioneira amazônica: os casos do sul do Amazonas e no oeste do Acre”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 44, 2023.

MELO, E. M. D. Teatro de Grupo: Trajetória e Prática do Teatro Acriano (1970 - 2010). Jundiaí: Editora Paco, 2016.

MIRANDA, E. M. D. “A invenção discursiva da amazônia a partir das cartas de viajantes europeus”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.

MORAIS, M. D. J. “Acreanidade”: invenção e reinvenção da identidade acreana (Tese de Doutorado em Geografia). Niterói: UFF, 2008.

PENG, J.; STRIJKER, D.; WU, Q. “Place identity: How far have we come in exploring its meanings?”. Frontiers in Psychology, vol. 11, 2020.

RANTA, R.; ICHIJO, A. Food, national identity and nationalism: From everyday to global politics. New York: Springer Nature, 2022.

RESENDE, V. D. M.; RAMALHO, V. Análise do discurso crítica. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

SANT’ANA JUNIOR, T. P. D. “Guerreiros de selva: o processo de construção da identidade”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 43, 2023.

SANTANDER, P. Por qué y cómo hacer Análisis de Discurso. Cinta Moebio, n. 41, 2011.

SILVA, T. T. D. “A produção social da identidade e da diferença”. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

URBINA, E. C. “Investigación cualitativa”. Applied Sciences in Dentistry, vol. 1, n. 3, 2020.

VIANA, J. “O Governo da Florestania: o jeito acreano de viver e cuidar da floresta”. Revista Princípios, n. 83, 2006.

ZHANG, C. “Chenchen. Postcolonial nationalism and the global right”. Geoforum, vol. 144, 2023.