PSICOLOGIA ESCOLAR A EVOLUÇÃO DO PAPEL DO PSICÓLOGO NA ESCOLA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente estudo trata do tema da evolução da Psicologia Escolar, seu objetivo é realizar uma revisão histórica sobre a evolução do papel do psicólogo na escola, partindo da compreensão da Psicologia Escolar não como uma especialidade em sentido estrito, mas como uma concretização profissional da Psicologia a serviço da escola e da educação. Nesse sentido, o estudo traça considerações sobre a evolução histórica da Psicologia Escolar, destacando essa evolução no Brasil. Através de pesquisa bibliográfica qualitativa, conclui-se que as perspectivas de desenvolvimento profissional da Psicologia no contexto escolar são mediatizadas pela integração das funções próprias do psicólogo escolar em outros corpos profissionais, tais como orientadores educacionais e psicopedagogos e, sobretudo, os alunos, que são o objeto da ação do psicólogo escolar.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
COLL, César. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Penso, 2014.
GLEITMAN, Henry. Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos, aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2011.
HOTHERSALL, David. História da Psicologia. Porto Alegre: AMGH Editora, 2016.
MACHADO, Adriana; FERNANDES, Angela; ROCHA, Marisa (orgs.) Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011.
MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. “Perspectiva Histórico-cultural do Desenvolvimento Humano: fundamentos para atuação em Psicologia Escolar”. In: DAZZANI, Maria Virgínia; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de (orgs.). Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais. Campinas: Alínea, 2016.
MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional. Campinas: Alínea, 2014.
TAVEIRA, Maria do Céu. Psicologia escolar: uma proposta científico-pedagógica. Lisboa: Quarteto, 2012.