PSICOLOGIA ESCOLAR A EVOLUÇÃO DO PAPEL DO PSICÓLOGO NA ESCOLA
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente estudo trata do tema da evolução da Psicologia Escolar, seu objetivo é realizar uma revisão histórica sobre a evolução do papel do psicólogo na escola, partindo da compreensão da Psicologia Escolar não como uma especialidade em sentido estrito, mas como uma concretização profissional da Psicologia a serviço da escola e da educação. Nesse sentido, o estudo traça considerações sobre a evolução histórica da Psicologia Escolar, destacando essa evolução no Brasil. Através de pesquisa bibliográfica qualitativa, conclui-se que as perspectivas de desenvolvimento profissional da Psicologia no contexto escolar são mediatizadas pela integração das funções próprias do psicólogo escolar em outros corpos profissionais, tais como orientadores educacionais e psicopedagogos e, sobretudo, os alunos, que são o objeto da ação do psicólogo escolar.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
COLL, César. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Penso, 2014.
GLEITMAN, Henry. Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos, aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2011.
HOTHERSALL, David. História da Psicologia. Porto Alegre: AMGH Editora, 2016.
MACHADO, Adriana; FERNANDES, Angela; ROCHA, Marisa (orgs.) Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011.
MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. “Perspectiva Histórico-cultural do Desenvolvimento Humano: fundamentos para atuação em Psicologia Escolar”. In: DAZZANI, Maria Virgínia; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de (orgs.). Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais. Campinas: Alínea, 2016.
MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional. Campinas: Alínea, 2014.
TAVEIRA, Maria do Céu. Psicologia escolar: uma proposta científico-pedagógica. Lisboa: Quarteto, 2012.