GUERRA DA UCRÂNIA: OTAN E RÚSSIA COMO EXPRESSÃO DO COMPLEXO INDUSTRIAL-MILITAR
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente texto pretende apontar como o complexo industrial-militar busca desesperadamente desempenhar um papel essencial na perspectiva de bloquear o movimento descendente da economia norte-americana no contexto de hipertrofia do capital financeiro. A recorrência ao complexo industrial-militar na crise estabelecida na Ucrânia revela que a anexação da ex-URSS ao mundo capitalista não atenuou as contradições do sistema do capital. Nesse processo, a Ucrânia é um mero joguete na correlação de forças estabelecida entre as duas maiores potências militares do mundo. Para compreender o movimento ascendente da OTAN nos tempos hodiernos e o crescimento do complexo industrial-militar na Rússia, recorrer-se-á às contribuições de autores como Luiz Alberto Bandeira, Telma Luzzani, Ronald Steel, entre outros que tratam da temática numa perspectiva crítica.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALENCAR, D. M.; PEREIRA, R. D. “A criação da Otan e sua permanência no período pós-Guerra Fria”. Fronteira, vol. 3, n. 5, 2004.
ALVES, M. “Guerra Rússia-Ucrânia: a extrema direita que vibra por Putin e a ´nova ordem internacional´”. Brasil de Fato [04/03/2022]. Disponível em: <https://www.brasildefatopr.com.br>. Acesso em: 14/03/2022.
ARREGUY, J. “EUA têm 100 armas nucleares distribuídas pela Europa; Rússia exige retirada”. UOL [03/03/2022]. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br>. Acesso em: 11/03/2022.
BANDEIRA, L. A. A desordem mundial: o espectro da total dominação. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2016.
BARAN, P.; SWEEZY, P. M. Capitalismo monopolista. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
BRASIL DE FATO. “Saiba quem é Volodymyr Zelensky e como ele foi de comediante televisivo a presidente da Ucrânia”. Brasil de Fato [28/02/2022]. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br>. Acesso em: 11/03/2022.
FIORI, J. L. “Depois da destruição neoliberal”. INEEP [2018]. Disponível em: <https://ineep.org.br>. Acesso em: 12/03/2022.
GALVÃO, G. P. Rússia, em busca de seu espaço no novo contexto internacional (Trabalho de Conclusão de Curso em Relações Internacionais). Brasília: IESB, 2018.
LUZANNI, T. Territorios vigilados. Buenos Aires: Debate, 2012.
STEEL, R. “Expandir ou não expandir a Otan?”. Política Externa, vol. 6, n. 4, 1998.