GUERRA DA UCRÂNIA: OTAN E RÚSSIA COMO EXPRESSÃO DO COMPLEXO INDUSTRIAL-MILITAR
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente texto pretende apontar como o complexo industrial-militar busca desesperadamente desempenhar um papel essencial na perspectiva de bloquear o movimento descendente da economia norte-americana no contexto de hipertrofia do capital financeiro. A recorrência ao complexo industrial-militar na crise estabelecida na Ucrânia revela que a anexação da ex-URSS ao mundo capitalista não atenuou as contradições do sistema do capital. Nesse processo, a Ucrânia é um mero joguete na correlação de forças estabelecida entre as duas maiores potências militares do mundo. Para compreender o movimento ascendente da OTAN nos tempos hodiernos e o crescimento do complexo industrial-militar na Rússia, recorrer-se-á às contribuições de autores como Luiz Alberto Bandeira, Telma Luzzani, Ronald Steel, entre outros que tratam da temática numa perspectiva crítica.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ALENCAR, D. M.; PEREIRA, R. D. “A criação da Otan e sua permanência no período pós-Guerra Fria”. Fronteira, vol. 3, n. 5, 2004.
ALVES, M. “Guerra Rússia-Ucrânia: a extrema direita que vibra por Putin e a ´nova ordem internacional´”. Brasil de Fato [04/03/2022]. Disponível em: <https://www.brasildefatopr.com.br>. Acesso em: 14/03/2022.
ARREGUY, J. “EUA têm 100 armas nucleares distribuídas pela Europa; Rússia exige retirada”. UOL [03/03/2022]. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br>. Acesso em: 11/03/2022.
BANDEIRA, L. A. A desordem mundial: o espectro da total dominação. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2016.
BARAN, P.; SWEEZY, P. M. Capitalismo monopolista. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
BRASIL DE FATO. “Saiba quem é Volodymyr Zelensky e como ele foi de comediante televisivo a presidente da Ucrânia”. Brasil de Fato [28/02/2022]. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br>. Acesso em: 11/03/2022.
FIORI, J. L. “Depois da destruição neoliberal”. INEEP [2018]. Disponível em: <https://ineep.org.br>. Acesso em: 12/03/2022.
GALVÃO, G. P. Rússia, em busca de seu espaço no novo contexto internacional (Trabalho de Conclusão de Curso em Relações Internacionais). Brasília: IESB, 2018.
LUZANNI, T. Territorios vigilados. Buenos Aires: Debate, 2012.
STEEL, R. “Expandir ou não expandir a Otan?”. Política Externa, vol. 6, n. 4, 1998.