CORPO PRUDENTE PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DECENTE: A DECOLONIALIDADE DOS ESTEREÓTIPOS CORPORAIS
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Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender os estereótipos corporais na Educação Física a partir do referencial epistemológico do pensamento decolonial. Parte-se do pressuposto de que persiste na sociedade a expectativa de padronização do corpo do professor/profissional de Educação Física enquanto modelo a ser cultuado à perfeição, sendo essa modelagem reproduzida aos formandos. Concebe-se uma visão geral sobre corpo e performance, estereótipos corporais e decolonialidade atlética, na literatura, seguido de aportes da sociologia compreensiva e da fenomenologia. Os argumentos foram organizados em três categorias de significados: a reificação do corpo enquanto aparência e performance; os estereótipos corporais na Educação Física; e a decolonização do imaginário corporal atlético. Conclui-se que uma perspectiva decolonial na Educação Física pode desconstruir o imaginário corporal estereotipado, reconhecendo e rompendo com a lógica opressiva da homogeneização corpórea moderna, possibilitando a ampliação da compreensão de corpo com um olhar prudente, expandindo seu campo de percepção ao libertá-lo de adestramentos sociais, contestando e repensando as relações de poderes mantenedoras de submissões corporais diante de normalizações aplicadas ao mercado da beleza e do desempenho funcional.
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