APLICAÇÃO DO MÉTODO QFD EM UMA PEQUENA EMPRESA DO RAMO DE VELAS AROMÁTICAS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo analisa os pré-requisitos velas aromáticas de uma da Região Norte de SC para aplicação do método Quality Function Deployment (QFD), utilizando a metodologia de pesquisa indutiva por meio de coletas de vendas online. Foram realizadas pesquisas nos portais de e-commerce Amazon, Shopee e Mercado Livre, a fim de identificar os produtos mais populares e as necessidades dos clientes. A análise dos resultados indicaram que as avaliações e comentários dos clientes desempenharam um papel fundamental na escolha e posicionamento dos produtos nos marketplaces. Os resultados evidenciaram que as preferências dos clientes variam entre as plataformas, o que requer uma adaptação às particularidades de cada uma. A análise dos resultados foi feita por meio do Desdobramento da Função Qualidade aplicada em uma empresa de velas. A matriz QFD permitiu priorizar os requisitos, identificando a entrega rápida e o aroma correto como fatores-chave para a satisfação dos clientes. Essas informações permitem a microempresa alocar e manejar seus recursos de forma eficiente, visando a maximização da satisfação do cliente e ganhos em competitividade. Sugere-se a realização de estudos adicionais sobre estratégias de marketing, embalagens e apresentação dos produtos para aumentar a visibilidade e a fidelização dos clientes.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BÜYÜKÖZKAN, G.; ÇIFÇI, G. “An integrated QFD framework with multiple formatted and incomplete preferences: A sustainable supply chain application”. Applied Soft Computing, vol. 13, n. 9, 2013.
CHENG, L. C.; MELO FILHO, L. D. R. QFD: desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. São Paulo: Editora Blucher, 2017.
CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Mixed Methods Search: Research Methods Series. London: Publishing Think, 2015.
CRUZ, W. L. M. A expansão dos Prestadores de Serviços Logísticos (PSLs) no Brasil nas duas primeiras décadas do século XXI: agentes, processos e tendências (Tese de Doutorado em Geografia). Florianópolis: UFSC, 2021.
DENTON, D. K. Qualidade em Serviços. São Paulo: Editora Makron Books, 1990.
JURAN, J. M. Controle da Qualidade: Handbook. São Paulo: Editora Makron Books, 1993.
KAMVYSI, K. et al. “Capturing and prioritizing students’ requirements for course design by embedding Fuzzy-AHP and linear programming in QFD”. European Journal of Operational Research, vol. 237, n. 3, 2014.
KHOA, B. T. “The antecedents of relationship marketing and customer loyalty: A case of the designed fashion product”. The Journal of Asian Finance, Economics, and Business, vol. 7, n. 2, 2020.
MARITAN, D. Pratical Manual of Quality Function Deployment. New York: Springer, 2015.
NAHM, Y. “A novel approach to prioritize customer requirements in QFD based on customer satisfaction function for customer-oriented product design”. Journal of Mechanical Science and Technology, vol. 27, n. 12, 2013.
OLIVEIRA, L. M. V. et al. “Aplicação do QFD como uma ferramenta de planejamento da qualidade: estudo de caso na prestação de serviço de uma concessionária”. Anais do XXX Encontro Nacional De Engenharia De Produção. São Paulo: USP, 2010.
POEL, I. “Methodological problems in QFD and direc tions for future development”. Research in Engineering Design, vol. 18, n. 1, 2007.
PRIYONO, A.; YULITA, A. “Integrating Kano Model and Quality Function Deployment for designing service in hospital front office”. Intangible Capital, vol. 13, n. 5, 2017.
RIVERA, D. H. A. et al. Elaboración Y Comercialización de Velas Aromáticas Andinas a base de Cera de Soya Y Aceite Vegetal reciclado. Lima: Universidad San Ignacio de Loyola, 2021.
ROSA, J. R. C. Marketplace no Brasil: Desafios, vantagens e tendências deste modelo de negócios para empresas varejistas (Dissertação de Mestrado em Administração). São Paulo: FIA, 2019.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, M. P. B. Metodologia da Pesquisa. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.
SENHORAS, E. M. (org.). Gestão da Qualidade: Agendas Contemporâneas. Boa Vista: Editora IOLE, 2022.
SILVA, J. N.; RESCH, S.; PEREIRA, J. A. “Marketplaces: análise dos fatores que impactam no processo de compras”. Anais do Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação. Campo Grande: UFMS, 2022.
WILLHÖFT, F., HORN, R. “Velas”. In. ULLMANN, F. Enciclopédia de Química Industrial. Madri: Editora Gili, 2000.
WOOD, L. C. et al. “Green hospital design: Integrating quality function deployment and end-user demands”. Journal of Cleaner Production, vol. 112, n. 1, 2016.