APLICAÇÃO DO MÉTODO QFD EM UMA PEQUENA EMPRESA DO RAMO DE VELAS AROMÁTICAS
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo analisa os pré-requisitos velas aromáticas de uma da Região Norte de SC para aplicação do método Quality Function Deployment (QFD), utilizando a metodologia de pesquisa indutiva por meio de coletas de vendas online. Foram realizadas pesquisas nos portais de e-commerce Amazon, Shopee e Mercado Livre, a fim de identificar os produtos mais populares e as necessidades dos clientes. A análise dos resultados indicaram que as avaliações e comentários dos clientes desempenharam um papel fundamental na escolha e posicionamento dos produtos nos marketplaces. Os resultados evidenciaram que as preferências dos clientes variam entre as plataformas, o que requer uma adaptação às particularidades de cada uma. A análise dos resultados foi feita por meio do Desdobramento da Função Qualidade aplicada em uma empresa de velas. A matriz QFD permitiu priorizar os requisitos, identificando a entrega rápida e o aroma correto como fatores-chave para a satisfação dos clientes. Essas informações permitem a microempresa alocar e manejar seus recursos de forma eficiente, visando a maximização da satisfação do cliente e ganhos em competitividade. Sugere-se a realização de estudos adicionais sobre estratégias de marketing, embalagens e apresentação dos produtos para aumentar a visibilidade e a fidelização dos clientes.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BÜYÜKÖZKAN, G.; ÇIFÇI, G. “An integrated QFD framework with multiple formatted and incomplete preferences: A sustainable supply chain application”. Applied Soft Computing, vol. 13, n. 9, 2013.
CHENG, L. C.; MELO FILHO, L. D. R. QFD: desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. São Paulo: Editora Blucher, 2017.
CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Mixed Methods Search: Research Methods Series. London: Publishing Think, 2015.
CRUZ, W. L. M. A expansão dos Prestadores de Serviços Logísticos (PSLs) no Brasil nas duas primeiras décadas do século XXI: agentes, processos e tendências (Tese de Doutorado em Geografia). Florianópolis: UFSC, 2021.
DENTON, D. K. Qualidade em Serviços. São Paulo: Editora Makron Books, 1990.
JURAN, J. M. Controle da Qualidade: Handbook. São Paulo: Editora Makron Books, 1993.
KAMVYSI, K. et al. “Capturing and prioritizing students’ requirements for course design by embedding Fuzzy-AHP and linear programming in QFD”. European Journal of Operational Research, vol. 237, n. 3, 2014.
KHOA, B. T. “The antecedents of relationship marketing and customer loyalty: A case of the designed fashion product”. The Journal of Asian Finance, Economics, and Business, vol. 7, n. 2, 2020.
MARITAN, D. Pratical Manual of Quality Function Deployment. New York: Springer, 2015.
NAHM, Y. “A novel approach to prioritize customer requirements in QFD based on customer satisfaction function for customer-oriented product design”. Journal of Mechanical Science and Technology, vol. 27, n. 12, 2013.
OLIVEIRA, L. M. V. et al. “Aplicação do QFD como uma ferramenta de planejamento da qualidade: estudo de caso na prestação de serviço de uma concessionária”. Anais do XXX Encontro Nacional De Engenharia De Produção. São Paulo: USP, 2010.
POEL, I. “Methodological problems in QFD and direc tions for future development”. Research in Engineering Design, vol. 18, n. 1, 2007.
PRIYONO, A.; YULITA, A. “Integrating Kano Model and Quality Function Deployment for designing service in hospital front office”. Intangible Capital, vol. 13, n. 5, 2017.
RIVERA, D. H. A. et al. Elaboración Y Comercialización de Velas Aromáticas Andinas a base de Cera de Soya Y Aceite Vegetal reciclado. Lima: Universidad San Ignacio de Loyola, 2021.
ROSA, J. R. C. Marketplace no Brasil: Desafios, vantagens e tendências deste modelo de negócios para empresas varejistas (Dissertação de Mestrado em Administração). São Paulo: FIA, 2019.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, M. P. B. Metodologia da Pesquisa. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.
SENHORAS, E. M. (org.). Gestão da Qualidade: Agendas Contemporâneas. Boa Vista: Editora IOLE, 2022.
SILVA, J. N.; RESCH, S.; PEREIRA, J. A. “Marketplaces: análise dos fatores que impactam no processo de compras”. Anais do Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação. Campo Grande: UFMS, 2022.
WILLHÖFT, F., HORN, R. “Velas”. In. ULLMANN, F. Enciclopédia de Química Industrial. Madri: Editora Gili, 2000.
WOOD, L. C. et al. “Green hospital design: Integrating quality function deployment and end-user demands”. Journal of Cleaner Production, vol. 112, n. 1, 2016.