PAGAMENTO DE TAXAS (EXORBITANTES) EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS DE GRANDE VISIBILIDADE

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Aurélio Luiz de Oliveira
Luiz Alberto Pilatti
Luís Eduardo Pilatti
Vanessa Ishikawa Rassoto

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir os argumentos favoráveis e contrários ao pagamento de taxas em periódicos científicos e refletir sobre as implicações dessa prática para o desenvolvimento científico e tecnológico. Trata-se de um estudo exploratório, no qual foi adotado o procedimento técnico da pesquisa bibliográfica. Constatou-se que políticas públicas de fomento à pesquisa científica podem melhorar a produção científica em países em desenvolvimento. O acesso aberto à informação científica também pode aumentar a visibilidade e o impacto da pesquisa. Soluções para reduzir os custos de publicação em periódicos internacionais podem ajudar a democratizar o acesso à informação científica. Conclui-se que é necessário optar entre as regras estabelecidas e pagar taxas para publicação em periódicos renomados ou buscar políticas públicas que garantam o acesso aberto e gratuito ao conhecimento científico produzido, com foco na valorização e acessibilidade da produção científica do e no Brasil.

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Como Citar
OLIVEIRA, A. L. de; PILATTI, L. A.; PILATTI, L. E.; RASSOTO, V. I. PAGAMENTO DE TAXAS (EXORBITANTES) EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS DE GRANDE VISIBILIDADE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 333–350, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7843712. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1189. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Full Professor at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR). Former Director-General of the Ponta Grossa Campus (2004-2012), Vice-Rector (2012-2016), and Rector (2016-2020) of UTFPR. Holds a Ph.D. in Physical Education from the State University of Campinas (UNICAMP), a Master's degree in Education from the Methodist University of Piracicaba (UNIMEP), and a Bachelor's degree in Physical Education from the State University of Ponta Grossa (UEPG). Affiliated with the Graduate Programs in Production Engineering (PPGEP) and Science and Technology Teaching (PPGECT) at the Ponta Grossa Campus. Research Productivity Fellow - CNPq.

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