MATEMÁTICA E ARTE: OFICINAS INTERDISCIPLINARES
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente ensaio apresenta uma pesquisa realizada com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual no município de Catalão-GO, a fim de refletir sobre a possibilidade de interdisciplinaridade entre a Matemática e a Arte, evidenciando as relações em dupla via existentes entre elas. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, a partir de questionários aplicados aos alunos, observações das atividades desenvolvidas durantes as oficinas, buscou evidenciar a relação íntima e crítica entre Matemática e Arte. A opção pela Arte em uma relação interdisciplinar com a Matemática é porque ela tem como objeto a própria relação de sensibilidade, capaz de produzir conhecimento sensível, um conhecimento de natureza diferente daquele produzido pela cientificidade/racionalidade.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ALVES, M. L. Muito além do olhar: um enlace da matemática com a arte (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Porto Alegre: PUC-RS, 2007.
BIEMBENGUT, M. S.; HIEN, N. Modelagem Matemática para o Ensino. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
BURAK, D.; KLÜBER, T. E. “Modelagem Matemática na educação básica numa perspective de educação matemática”. In: BURAK, D.; KLÜBER, T. E. (orgs.). Educação Matemática: reflexões e ações. Curitiba: Editora CRV, 2010.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e a Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1976.
MARTINHO, M. O infinito através da obra de M. C. Escher: Uma experiência sobre as concepções acerca do infinito numa turma de Métodos Quantitativos (Tese de Mestrado). Lisboa: Universidade do Minho, 1996.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2006.
MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Editora Cortez, 2006.