CADERNO DE CAMPO: REGISTROS E REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Contenido principal del artículo

Davi dos Santos Almeida
Silvana Barbosa Pinto

Resumen

O presente ensaio tem o objetivo de desenvolver uma breve reflexão sobre o estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais, por meio de um estudo exploratório fundamentado em revisão bibliográfica e documental que leva em consideração a realidade escolar, os marcos legais e as perspectivas teóricas na temática analisada em questão.

Detalles del artículo

Cómo citar
ALMEIDA, D. dos S.; BARBOSA PINTO, S. CADERNO DE CAMPO: REGISTROS E REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 10, n. 28, p. 52–60, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.6379519. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/581. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Ensayos

Citas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 23/03/2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 23/03/2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

CORTEZ, C.D. C. “Estudar... Aprender... Ensinar... Mudar... Transformar-se: Um processo contínuo”. In: BARBARA, L.; RAMOS, R. C. G. Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

LIBERALLI, F. C. O diário como ferramenta para a reflexão crítica: tese de doutorado em linguística aplicada ao ensino de línguas. São Paulo: PUC, 1999.

MACKAY, S. L. O Professor reflexivo: guia para investigação do comportamento em sala de aula. São Paulo: Special Books, 2003.

SENHORAS, E. M. “Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.