IMPACTO DOS EVENTOS SOCIAIS E CORPORATIVOS REALIZADOS EM HOTÉIS NA BARRA DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO, RJ

Contenido principal del artículo

Luiza da Silva Reis
Mirian Cristina Vidal da Rocha
Ricardo Luis da Silva
Judimar da Silva Gomes
André Luís Faria Duarte

Resumen

El objetivo de esta investigación es señalar y verificar los impactos causados ​​en el turismo local y en los hoteles ubicados en el barrio Barra da Tijuca, cuando se realizan eventos sociales y corporativos en sus instalaciones, convirtiéndolo en un promotor de la actividad turística para la Zona Oeste. región. . Como metodología se optó por la investigación documental, bibliográfica, descriptiva, exploratoria y de campo para la recolección de datos. Con base en el marco teórico y las respuestas de los participantes de la investigación, se puede concluir que la realización de eventos en la ciudad de Río de Janeiro mitiga los efectos de la estacionalidad en la demanda hotelera, aumentando la tasa de ocupación, además de ampliar la capacidad de ingresos, además de hospedaje

Detalles del artículo

Cómo citar
REIS, L. da S. .; ROCHA, M. C. V. da .; SILVA, R. L. da .; GOMES, J. da S. .; FARIA DUARTE, A. L. IMPACTO DOS EVENTOS SOCIAIS E CORPORATIVOS REALIZADOS EM HOTÉIS NA BARRA DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO, RJ . Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 9, n. 26, p. 22–46, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.5932842. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/551. Acesso em: 22 jul. 2024.
Sección
Artículos

Citas

ABEOC BRASIL – Associação Brasileira de Empresas de Eventos. Dados do Setor de Evento de 2019. Disponível em: <https://abeocpr.com.br>. Acesso em: 30/10/2020.

ALDRIGUI, M. Meios de hospedagem. São Paulo: Aleph, 2007.

ALMEIDA, S. O melhor sobre Clientes: 455 citações, textos e comentários. Salvador: Casa da Qualidade, 2016.

AMORIM, G. C. “Interorganizações e captação de eventos”. In: BAHL, M. (org.). Eventos: a importância para o turismo do terceiro milênio. São Paulo: Roca, 2003.

ANDRADE, D. A. C.; CORDEIRO, C. S. S.; SILVA, D. L. B. “A Hospitalidade: percepções de clientes e comerciantes no Mercado Central de São Luís do Maranhão”. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, vol. 12, n. 2, 2020.

ARMAZENZINHO. “Histórias do Rio - Histórias dos Bairros”. Data Rio Disponível em: <http://apps.data.rio/armazenzinho>. Acesso em: 01/11/2020.

BARTHOLO, R.; BURSZTYN, I.; FRATUCCI, A.C.; ASSAD, L.T. “2016 o ano dos megaeventos esportivos e das grandes incertezas”. Caderno Virtual de Turismo, vol. 16, n. 3, 2017.

BOCATO JUNIOR, F. C. B.; MENDES, L. E. F. “Gestão da qualidade na prestação de serviços hoteleiros: Um estudo de caso no Deville Maringá – Paraná”. Anais do VII ENPPEX. Campo Mourão: FECILCAM, 2009.

BRASIL. Lei nº11.771, de 17 de setembro de 2008. Brasília: Planalto, 2008. Disponível em: . Acesso em: 31/01/2022.

BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Disponível em: . Acesso em: 31/01/2022.

BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

CADERNO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO. Rio 2016 Jogos Olímpicos e Legado [2016]. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br>. Acesso em: 20/08/2020.

CANDIDO, I.; VIEIRA, E. V. Gestão de Hotéis: técnicas, operações e serviços. Caxias do Sul: Educs, 2003.CASTELLI, Geraldo. Administração hoteleira. Caxias do Sul: Educs, 2003.

CASTRO, D; TADINI, R. F; MELQUÍADES, T. Fundamentos do Turismo, vol. 2. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013.

COBRA, M. H. N. Administração de marketing. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

COUTINHO, H. R. M. Organização de Eventos: Curso técnico em hospedagem. Manaus: Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2010.

DUARTE, J. “Superoferta na hotelaria da Barra da Tijuca é preocupante”. Revista Hotéis, n. 168, 2017.

FELÍCIO, E. S.; OLIVEIRA, S. D.; CUNHA, M. L. S. “Análise dos fatores que interferem na motivação dos colaboradores de um hotel situada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil”. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, vol. 13, n. 3, 2021.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FONTOURA, D. dos S.; PICCININI, V. “Mercado de trabalho no setor hoteleiro brasileiro e português: A mediação da idade e do envelhecimento nas trajetórias profissionais”. Anais do IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais – Porto Alegre: UFRGS, 2016.

GIGLIO, E. M. O Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6a ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

HOFFMAN, K. D.; BATESON, J.E.G. Princípios de Marketing de Serviços. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2012.

LAGE, B. H. G. “Segmentação do mercado turístico”. Revista Turismo em Análise, vol. 3, n. 2, 1992.

LAGE, B. H. G; MILONE, P. C. Economia do Turismo. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

LAKATOS; E. M; MARCONI, A. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas 2003.

MAGALHÃES, G. F. O. O sorriso que o relógio transforma em dor: custo humano da atividade, estratégias de mediação e qualidade de vida no trabalho de camareiras de hotel (Dissertação Mestrado em Psicologia). Brasília: UnB, 2006.

MARIANO, V. O. Turismo, Megaeventos e seus impactos no Rio de Janeiro. (Monografia Bacharelado) – Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.

MARQUES, J, A; CARDONE, R; FERNANDES, R. “Comunicação e qualidade no atendimento”. In: POPP; E. V. et al. (orgs.). Caminhos do Futuro. Hotelaria e Hospitalidade. São Paulo: Ministério do Turismo, AVT/IAP, NT/USP, 2007.

MARTIN, V. Manual Prático de Eventos. São Paulo: Atlas, 2003.

MASKE, D. C. Meios de Hospedagem e Hospitalidade. Indaial: Uniasselvi, 2012.

MATIAS, M. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. São Paulo: Manole, 2013.

MTUR - Ministério do Turismo. Anuário Estatístico de Turismo. Brasília: MTur, 2020. Disponível em: . Acesso em: 22/10/2020.

MTUR - MINISTÉRIO DO TURISMO. Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional. Brasília: MTur, 2020. Disponível em: . Acesso em: 22/10/2020.

MTUR - MINISTÉRIO DO TURISMO. Cartilha de Orientação Básica: Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem. Brasília: MTur, 2010.

MTUR - Ministério do Turismo. Dados e Fatos – Estatísticas e Indicadores. Brasília: MTur, 2020. Disponível em: . Acesso em: 22/10/2020.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Estudo da Demanda Turística Internacional. Brasília: MTur, 2019. Disponível em: . Acesso em: 22/10/2020.

MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

PIELLUSCH, M.; TASCHNER, G. B. “Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil”. Organizações & Sociedade, vol. 16, n. 51, 2009.

RIBOLDI, V. M. Grau de motivação e satisfação dos colaboradores e a sua relação com a satisfação dos clientes de uma empresa varejista da construção civil (Monografia de Bacharel em Administração). Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2017.

RIOCEPTUR. “Realização de Feiras e Congressos 2015”. Portal Eletrônico RioCepTur. Disponível em: . Acesso em: 22/09/2020.

REIS, J. Sou produtor de eventos: diário de bordo para o aperfeiçoamento profissional. São Paulo: SENAC, 2013.

SILVA, L. A. G. “Barra da Tijuca: O concebido e o realizado”. Revista Geo-Paisagem, ano 3, n. 6, 2004.

TADINI, R. F; MELQUIADES, T. Fundamentos do Turismo, vol. 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho científico. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

SOARES, R. Artigo: “Endomarketing no hotel e a análise swot do colaborador”. Portal Eletrônico Hotelier News [2009]. Disponível em: <https://hoteliernews.com.br>. Acesso em: 18 /10/2020.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2009.

VIEIRA, E. Marketing Hoteleiro uma ferramenta indispensável. Caxias do Sul: Educs, 2003.

ZANELLA, L. C. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização. São Paulo: Atlas, 2006.

Artículos más leídos del mismo autor/a