IMPACTO DOS EVENTOS SOCIAIS E CORPORATIVOS REALIZADOS EM HOTÉIS NA BARRA DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO, RJ

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luiza da Silva Reis
Mirian Cristina Vidal da Rocha
Ricardo Luis da Silva
Judimar da Silva Gomes
André Luís Faria Duarte

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em apontar e verificar os impactos causados no turismo local e nos hotéis localizados no Bairro da Barra da Tijuca, quando se realizam eventos sociais e corporativos em suas instalações, tornando-o um fomentador da atividade turística para a região da Zona Oeste. Como metodologia, optou-se pela pesquisa documental, bibliográfica, descritiva, exploratória e pesquisa de campo, para coleta de dados. Com base no referencial teórico e respostas dos participantes da pesquisa, pode-se concluir que a realização de eventos na cidade do Rio de Janeiro ameniza os efeitos da sazonalidade da demanda hoteleira, aumentando a taxa de ocupação, além de ampliar a capacidade de receita, para além da hospedagem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
REIS, L. da S. .; ROCHA, M. C. V. da .; SILVA, R. L. da .; GOMES, J. da S. .; FARIA DUARTE, A. L. IMPACTO DOS EVENTOS SOCIAIS E CORPORATIVOS REALIZADOS EM HOTÉIS NA BARRA DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO, RJ . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 9, n. 26, p. 22–46, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.5932842. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/551. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ABEOC BRASIL – Associação Brasileira de Empresas de Eventos. Dados do Setor de Evento de 2019. Disponível em: <https://abeocpr.com.br>. Acesso em: 30/10/2020.

ALDRIGUI, M. Meios de hospedagem. São Paulo: Aleph, 2007.

ALMEIDA, S. O melhor sobre Clientes: 455 citações, textos e comentários. Salvador: Casa da Qualidade, 2016.

AMORIM, G. C. “Interorganizações e captação de eventos”. In: BAHL, M. (org.). Eventos: a importância para o turismo do terceiro milênio. São Paulo: Roca, 2003.

ANDRADE, D. A. C.; CORDEIRO, C. S. S.; SILVA, D. L. B. “A Hospitalidade: percepções de clientes e comerciantes no Mercado Central de São Luís do Maranhão”. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, vol. 12, n. 2, 2020.

ARMAZENZINHO. “Histórias do Rio - Histórias dos Bairros”. Data Rio Disponível em: <http://apps.data.rio/armazenzinho>. Acesso em: 01/11/2020.

BARTHOLO, R.; BURSZTYN, I.; FRATUCCI, A.C.; ASSAD, L.T. “2016 o ano dos megaeventos esportivos e das grandes incertezas”. Caderno Virtual de Turismo, vol. 16, n. 3, 2017.

BOCATO JUNIOR, F. C. B.; MENDES, L. E. F. “Gestão da qualidade na prestação de serviços hoteleiros: Um estudo de caso no Deville Maringá – Paraná”. Anais do VII ENPPEX. Campo Mourão: FECILCAM, 2009.

BRASIL. Lei nº11.771, de 17 de setembro de 2008. Brasília: Planalto, 2008. Disponível em: . Acesso em: 31/01/2022.

BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Disponível em: . Acesso em: 31/01/2022.

BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

CADERNO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO. Rio 2016 Jogos Olímpicos e Legado [2016]. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br>. Acesso em: 20/08/2020.

CANDIDO, I.; VIEIRA, E. V. Gestão de Hotéis: técnicas, operações e serviços. Caxias do Sul: Educs, 2003.CASTELLI, Geraldo. Administração hoteleira. Caxias do Sul: Educs, 2003.

CASTRO, D; TADINI, R. F; MELQUÍADES, T. Fundamentos do Turismo, vol. 2. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013.

COBRA, M. H. N. Administração de marketing. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

COUTINHO, H. R. M. Organização de Eventos: Curso técnico em hospedagem. Manaus: Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2010.

DUARTE, J. “Superoferta na hotelaria da Barra da Tijuca é preocupante”. Revista Hotéis, n. 168, 2017.

FELÍCIO, E. S.; OLIVEIRA, S. D.; CUNHA, M. L. S. “Análise dos fatores que interferem na motivação dos colaboradores de um hotel situada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil”. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, vol. 13, n. 3, 2021.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FONTOURA, D. dos S.; PICCININI, V. “Mercado de trabalho no setor hoteleiro brasileiro e português: A mediação da idade e do envelhecimento nas trajetórias profissionais”. Anais do IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais – Porto Alegre: UFRGS, 2016.

GIGLIO, E. M. O Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6a ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

HOFFMAN, K. D.; BATESON, J.E.G. Princípios de Marketing de Serviços. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2012.

LAGE, B. H. G. “Segmentação do mercado turístico”. Revista Turismo em Análise, vol. 3, n. 2, 1992.

LAGE, B. H. G; MILONE, P. C. Economia do Turismo. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

LAKATOS; E. M; MARCONI, A. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas 2003.

MAGALHÃES, G. F. O. O sorriso que o relógio transforma em dor: custo humano da atividade, estratégias de mediação e qualidade de vida no trabalho de camareiras de hotel (Dissertação Mestrado em Psicologia). Brasília: UnB, 2006.

MARIANO, V. O. Turismo, Megaeventos e seus impactos no Rio de Janeiro. (Monografia Bacharelado) – Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.

MARQUES, J, A; CARDONE, R; FERNANDES, R. “Comunicação e qualidade no atendimento”. In: POPP; E. V. et al. (orgs.). Caminhos do Futuro. Hotelaria e Hospitalidade. São Paulo: Ministério do Turismo, AVT/IAP, NT/USP, 2007.

MARTIN, V. Manual Prático de Eventos. São Paulo: Atlas, 2003.

MASKE, D. C. Meios de Hospedagem e Hospitalidade. Indaial: Uniasselvi, 2012.

MATIAS, M. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. São Paulo: Manole, 2013.

MTUR - Ministério do Turismo. Anuário Estatístico de Turismo. Brasília: MTur, 2020. Disponível em: . Acesso em: 22/10/2020.

MTUR - MINISTÉRIO DO TURISMO. Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional. Brasília: MTur, 2020. Disponível em: . Acesso em: 22/10/2020.

MTUR - MINISTÉRIO DO TURISMO. Cartilha de Orientação Básica: Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem. Brasília: MTur, 2010.

MTUR - Ministério do Turismo. Dados e Fatos – Estatísticas e Indicadores. Brasília: MTur, 2020. Disponível em: . Acesso em: 22/10/2020.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Estudo da Demanda Turística Internacional. Brasília: MTur, 2019. Disponível em: . Acesso em: 22/10/2020.

MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

PIELLUSCH, M.; TASCHNER, G. B. “Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil”. Organizações & Sociedade, vol. 16, n. 51, 2009.

RIBOLDI, V. M. Grau de motivação e satisfação dos colaboradores e a sua relação com a satisfação dos clientes de uma empresa varejista da construção civil (Monografia de Bacharel em Administração). Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2017.

RIOCEPTUR. “Realização de Feiras e Congressos 2015”. Portal Eletrônico RioCepTur. Disponível em: . Acesso em: 22/09/2020.

REIS, J. Sou produtor de eventos: diário de bordo para o aperfeiçoamento profissional. São Paulo: SENAC, 2013.

SILVA, L. A. G. “Barra da Tijuca: O concebido e o realizado”. Revista Geo-Paisagem, ano 3, n. 6, 2004.

TADINI, R. F; MELQUIADES, T. Fundamentos do Turismo, vol. 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho científico. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

SOARES, R. Artigo: “Endomarketing no hotel e a análise swot do colaborador”. Portal Eletrônico Hotelier News [2009]. Disponível em: <https://hoteliernews.com.br>. Acesso em: 18 /10/2020.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2009.

VIEIRA, E. Marketing Hoteleiro uma ferramenta indispensável. Caxias do Sul: Educs, 2003.

ZANELLA, L. C. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização. São Paulo: Atlas, 2006.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)