IMPLICAÇÕES EMOCIONAIS E VIVÊNCIAS ESCOLARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DISLEXIA
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Resumen
O presente artigo buscou analisar as vivências escolares e implicações emocionais da dislexia, em crianças e adolescentes atendidos em Centro Especializado no atendimento do segmento infanto-juvenil com transtornos de aprendizagem. A pesquisa teve o caráter descritivo e analítico, sendo de natureza qualitativa. No que tange aos instrumentos utilizados na coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada e dois testes para avaliação das emoções: a Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças e Adolescentes (MASC) e a Escala para Avaliação de Depressão em Crianças (CDRS-R), no intuito de agregar maiores resultados ao estudo, todos foram analisados a partir de uma ótica qualitativa. A análise dos dados foi realizada em três etapas: Pré-análise; Exploração do material; Tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A pesquisa contou com onze participantes, sendo dez o número de crianças e adolescentes, além da educadora emocional responsável por acompanhá-los. Os resultados sugerem que, para além das dificuldades neurobiológicas inerentes à dislexia, estão os fatores emocionais, os quais podem interferir de forma significativa no cotidiano e no autoconceito da pessoa com dislexia, como também repercussões negativas no ambiente escolar, as dificuldades na aquisição da leitura e escrita as tornam mais expostas a situações vexatórias e ao bullying. Logo, é imperativa a necessidade de se manter um olhar holístico para esse público, no intuito de possibilitar-lhes um suporte mais eficaz, dada a cronicidade deste transtorno.
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