DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19: UM SURVEY APLICADO A PROFESSORES E ALUNOS
Contenido principal del artículo
Resumen
Desde março de 2020, nosso país vem enfrentando a pandemia de Covid-19, o que levou ao fechamento de escolas e universidades, e a adesão do ensino remoto. Diante desse contexto, foi realizada uma pesquisa que tem como objetivo identificar e refletir sobre os desafios encontrados por professores e alunos durante a adaptação do ensino em meio a pandemia. O artigo apresenta um survey, de carácter descritivo, exploratório e de corte-transversal, onde os dados foram coletados através de um formulário online, no período de 2 junho a 26 de junho de 2020, participando ao todo da pesquisa 117 professores e alunos das redes públicas e privadas de ensino.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Planalto, 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 20/06/2020.
COSTA, R. et al. “Ensino de Enfermagem em Tempos de COVID-19: como se reinventar nesse contexto?”. Texto & Contexto Enfermagem, vol. 29, e20200202, 2020.
DATA. CETIC. BR. Portal Eletrônico DATA. CETIC. BR [2020]. Disponível em: <http://data.cetic.br/cetic>. Acesso em: 05/07/2020.
MORAN, J. M. “O que é educação a distância”. Portal Eletrônico do ECA/USP [2002]. Disponível em: < http://www.eca.usp.br>. Acesso em: 07/07/2020.
MOTA, J. S. “Utilização do google forms na pesquisa acadêmica”. Revista Humanidades e Inovação, vol. 6, n. 12, 2019.
OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. “Do Conteúdo Programático ao Sistema de Avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19)”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.
SENHORAS, E. M. “O campo de poder das vacinas na pandemia da Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 18, 2021.