APRENDIZAGEM ATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: POTENCIALIDADES DO APLICATIVO CLASSDOJO NA COMUNICAÇÃO DIGITAL EM SALA DE AULA

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Jailson Antonio Ribeiro Viana
Elisângela Moraes Gonçalves
Maurício José Morais Costa
Stela Maria Fernades Marques

Resumen

Este é um estudo acerca da aprendizagem ativa e tecnologias digitais no contexto escolar, mediante a discussão acerca das potencialidades do aplicativo ClassDojo na comunicação digital em sala de aula. A pesquisa tem por objetivo do estudo é apresentar o aplicativo ClassDojo como uma ferramenta tecnológica que possibilita uma aprendizagem mais significativa para os alunos. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, o qual faz uso da pesquisa bibliográfica para discutir os conceitos acerca da tecnologia educacional, aprendizagem significativa, formação docente e das potencialidades dos instrumentos de comunicação a partir de autores como Rocha e Nakamoto (2023), Minh e Ngan (2022), Walia, Saini e Kaur (2021), Vieira (2021), Boscarioli (2022), Machado, Kampff e Castro (2023), Lima, Cardoso e Leite (2022). Ressalta que o ClassDojo incentiva os alunos a se comunicarem por meio de perguntas abertas, de modo que os mantêm pensando e conversando, ou seja, colaborando entre os pares. Conclui que o aplicativo ClassDojo favorece a comunicação professores e alunos, por apresentar interfaces gráfico-digitais simples, por ser totalmente gratuito, conter ferramentas que estimulam um ensino criativo e uma aprendizagem estimulante, permitindo aos participantes se sentirem incentivados a buscarem o conhecimento, sendo recompensados por sua dedicação.

Detalles del artículo

Cómo citar
VIANA, J. A. R. .; GONÇALVES, E. M. .; COSTA, M. J. M.; MARQUES, S. M. F. . APRENDIZAGEM ATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: POTENCIALIDADES DO APLICATIVO CLASSDOJO NA COMUNICAÇÃO DIGITAL EM SALA DE AULA. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 85–99, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7901814. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1279. Acesso em: 19 may. 2024.
Sección
Ensayos

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