REPENSANDO A CULTURA ESCOLAR NA PANDEMIA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS IMPLICAÇÕES EMERGENTES DAS METODOLOGIAS ATIVAS

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Jailson Antonio Ribeiro Viana
Maurício José Morais Costa
Stela Maria Fernades Marques

Resumo

Esta pesquisa objetiva discutir as implicações emergentes das metodologias ativas no processo de reflexão acerca da prática docente e da cultura escolar no cenário complexo da pandemia da Covid-19. O desenho metodológico segue as diretrizes da pesquisa de natureza fundamental, de abordagem qualitativa e que recorre à pesquisa documental e bibliográfica para trabalhar cultura escolar, metodologias e aprendizagem ativa, contexto pandêmico e suas interfaces. Adota a moldura do método dedutivo e segue-se como orientação analítica a hermenêutica educacional como procedimento de análise de dados. Destaca-se que foram realizados levantamento bibliográficos de publicações realizadas entre os anos de 2010 e 2023, recuperadas nas bases de dados e bibliotecas digitais, notadamente SciELO, Google Scholar, metabuscador Oasis do IBICT, Portal de Periódicos da CAPES. Evidencia as contribuições das metodologias ativas para a prática do professor no cenário educacional vigente, o qual é caracterizado pelo uso intenso de tecnologias digitais. Ressalta que as metodologias ativas se constituem estratégias pedagógicas que podem tanto promover a inclusão e participação dos alunos na construção das diretrizes e do processo de aprendizagem, bem como dá condições para eles são capazes de sistematizar os objetos de conhecimento das unidades curriculares nas mais distintas áreas do saber. Conclui que as metodologias se inserem na cultura escolar emergente, ao passo em que o aluno possui habilidades que o levam para além dos conhecimentos compartilhados pelos professores, visto as possibilidades dos recursos e ambientes digitais, pois se trata de recursos com os quais os alunos já convivem, logo o professor e demais membros da comunidade escolar devem estar familiarizados.

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Como Citar
VIANA, J. A. R. .; COSTA, M. J. M.; MARQUES, S. M. F. . REPENSANDO A CULTURA ESCOLAR NA PANDEMIA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS IMPLICAÇÕES EMERGENTES DAS METODOLOGIAS ATIVAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 37, p. 253–267, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7920453. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1318. Acesso em: 9 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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