EDUCAÇÃO DE SURDOS: TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS NA LEGISLAÇÃO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Miquéias Ambrósio dos Santos
João Bernardes da Rocha Filho
Emanuella Silveira Vasconcelos

Resumo

Conhecer a trajetória e as atuais perspectivas na legislação sobre a educação dos surdos foi o objetivo geral que norteou a pesquisa. Por meio de uma revisão bibliográfica, visita em sites e entrevista feita com a diretora do Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez-CAS/RR, buscou-se alcançar o objetivo proposto. Concluímos que de modo geral, a sociedade tem que reconhecer os surdos como cidadãos e cidadãs que têm uma língua própria e rica em todos os seus aspectos, como a Língua Portuguesa. Que há uma legislação específica que garante o direito à educação, à saúde e ao atendimento especializado, visando a atender suas especificidades. Onde nós ouvintes, precisamos não apenas reconhecer os surdos como cidadãos de direitos, como procurar interação social em todos os aspectos e níveis de nossa sociedade, proporcionando um viver com qualidade para todos, sem que as potencialidades cognitivas e características físicas sejam utilizadas para garantir nossos direitos como cidadãos e cidadãs brasileiros.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SANTOS, M. A. dos .; ROCHA FILHO, J. B. da .; VASCONCELOS, E. S. . EDUCAÇÃO DE SURDOS: TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS NA LEGISLAÇÃO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 73–89, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7700332. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/957. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

BARBALHO, C. R. S. et al. Didática I. Manaus: Editora da UEAM, 2006.

BOTELHO, P. Linguagem e Letramento na Educação dos Surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2023.

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Brasília: Planalto, 2005. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2023.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília: Planalto, 1990. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2023.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: Planalto, 2002. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2023.

BRASIL. Lei n. 11.796, de 29 de outubro de 2008. Brasília: Planalto, 2008. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2023.

BRASIL. Lei n. 14.191, de 03 de agosto de 2021. Brasília: Planalto, 2021. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2023.

CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Editora Mediação, 2018.

KUMADA, K. M. O.; PRIETO, R. G. "Desdobramento da política de educação superior para a formação do docente de Libras". Caderno de Pesquisa, vol. 49, n. 173, 2019.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Editora Loyola, 1990.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

MEC – Ministério da Educação. “Declaração de Salamanca”. Portal MEC [1994]. Disponível em: . Acesso em 10 de fevereiro 2023.

MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Libras: Dicionário Interativo da Educação Brasileira. São Paulo: Editora Midiamix, 2006.

MICHELS, M. H. "O que há de novo na formação de professores para a educação especial?" Revista Educação Especial, vol. 40, 2011.

QUADROS, R. M. Educação de surdos. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1997.

RAMOS, A. C. C. Ensino de Ciências e Educação de Surdos: um estudo em escolas públicas (Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Rio de Janeiro: IFRJ, 2011.

SANTOS, M. A; VASCONCELOS, E. S.; ROCHA FILHO, J. B. "Contribuições do ensino de ciências na educação básica, na formação do cidadão surdo". In: MEMBIELA, P.; ISABEL, C.; VIDAL, M. (orgs.). Pesquisa e metodologia no ensino de ciências. Ourense: Editora Edita Educación, 2021.

SANTOS, M. J. S. "O Brasil que sai das urnas em direção ao mundo: considerações sobre o futuro da política externa no governo Lula". Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 37, 2023.

SILVA, P. A. D. "O programa mais educação em Rondônia: esvaziamento do papel da escola e negação do conhecimento científico". Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 38, 2023.

SKLIAR, C. Educação e exclusão: abordagens sócioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 1997.

SOARES, M. A. L. Educação do Surdo no Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 1999.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.