MATEMÁTICA E ARTE: OFICINAS INTERDISCIPLINARES
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente ensaio apresenta uma pesquisa realizada com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual no município de Catalão-GO, a fim de refletir sobre a possibilidade de interdisciplinaridade entre a Matemática e a Arte, evidenciando as relações em dupla via existentes entre elas. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, a partir de questionários aplicados aos alunos, observações das atividades desenvolvidas durantes as oficinas, buscou evidenciar a relação íntima e crítica entre Matemática e Arte. A opção pela Arte em uma relação interdisciplinar com a Matemática é porque ela tem como objeto a própria relação de sensibilidade, capaz de produzir conhecimento sensível, um conhecimento de natureza diferente daquele produzido pela cientificidade/racionalidade.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALVES, M. L. Muito além do olhar: um enlace da matemática com a arte (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Porto Alegre: PUC-RS, 2007.
BIEMBENGUT, M. S.; HIEN, N. Modelagem Matemática para o Ensino. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
BURAK, D.; KLÜBER, T. E. “Modelagem Matemática na educação básica numa perspective de educação matemática”. In: BURAK, D.; KLÜBER, T. E. (orgs.). Educação Matemática: reflexões e ações. Curitiba: Editora CRV, 2010.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e a Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1976.
MARTINHO, M. O infinito através da obra de M. C. Escher: Uma experiência sobre as concepções acerca do infinito numa turma de Métodos Quantitativos (Tese de Mestrado). Lisboa: Universidade do Minho, 1996.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2006.
MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Editora Cortez, 2006.