CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

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Bruna de Vargas Bianchim
Róger da Silva Wegner
Daiana de Marco
Vanez Ribeiro Bitencourt

Resumo

Este estudo investigou os níveis de conflito trabalho-família (CTF) na percepção de docentes do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, com fins descritivos e aplicação de levantamento (survey). Participaram 354 docentes de instituições localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Os dados primários foram coletados por meio de um questionário estruturado, contendo questões sociodemográficas e a Escala de Conflito Trabalho-Família (ECTF), validada por Bastos e Aguiar (2014). A análise dos dados envolveu estatísticas descritivas e aplicação do método Analytic Hierarchy Process (AHP), que permitiu hierarquizar as variáveis de conflito conforme a percepção dos participantes. Os resultados indicaram a experimentação do conflito trabalho-família é uma realidade para os docentes de instituições de ensino superior do Rio Grande do sul. O fenômeno se manifestou de forma assimétrica, sendo evidenciadas as interferências das demandas laborais sobre as familiares. As atividades realizadas fora do ambiente institucional, como planejamento e correção de avaliações, foram os fatores mais relevantes, indicando o tempo como uma fonte de conflito entre as esferas trabalho e família. Já a interferência da família no trabalho apresentou níveis predominantemente baixos ou moderados. Os achados destacam a necessidade de políticas institucionais que promovam o equilíbrio entre as esferas profissional e familiar no contexto docente.

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Como Citar
BIANCHIM, B. de V. .; WEGNER, R. da S. .; MARCO, D. de; BITENCOURT, V. R. . CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 23, n. 67, p. 145–169, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15815756. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7407. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos

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