INTEGRAÇÃO DA METODOLOGIA FOIL NA ADMINISTRAÇÃO

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Vanez Ribeiro Bitencourt
Claudiane Weber

Resumo

O presente estudo investiga a integração da Metodologia de Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística (FOIL) à Administração, com foco no processo de recrutamento e seleção de pessoas em empresas farmacêuticas localizadas no município de Agudo/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, cujo objetivo é compreender de que forma a aplicação da metodologia FOIL pode potencializar o reconhecimento da intuição e promover a racionalidade nos processos decisórios de recursos humanos. O procedimento de levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com líderes de duas empresas farmacêuticas da cidade, sendo uma que aplica a metodologia FOIL e outra que não a utiliza. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com base na técnica de Análise Temática, com apoio de um quadro analítico que agrupou os dados em temas, núcleos de sentido e fragmentos das falas. Os resultados apontam que a aplicação da metodologia FOIL colabora para uma maior percepção da comunicação não verbal e para a valorização da intuição no momento de recrutamento e seleção, gerando maior assertividade nas contratações. Identificou-se, ainda, que a cultura organizacional e o planejamento de carreira são fortemente impactados por essa metodologia, que contribui para uma gestão mais humanizada e eficaz. Conclui-se que a FOIL pode ser uma ferramenta complementar de grande valor para a área de Recursos Humanos, uma vez que proporciona aos gestores elementos adicionais de análise subjetiva e objetiva na tomada de decisões, promovendo maior coerência entre o perfil do candidato e os objetivos organizacionais.

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Como Citar
BITENCOURT, V. R. .; WEBER, C. . INTEGRAÇÃO DA METODOLOGIA FOIL NA ADMINISTRAÇÃO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 22, n. 64, p. 258–285, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15354260. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7040. Acesso em: 2 jun. 2025.
Seção
Artigos

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