CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO PREDITORA DE APRENDIZADO NA ALFABETIZAÇÃO
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Resumo
Neste estudo, avaliou-se a influência da consciência silábica e da fonêmica no aprendizado inicial de leitura e escrita em crianças em processo de alfabetização. O objetivo foi analisar como esses componentes da Consciência Fonológica podem prever possíveis atrasos escolares. Para consecução desse intento, avaliaram-se longitudinalmente 63 escolares ao longo dos primeiros dois anos de alfabetização. As variáveis independentes, consciência silábica e fonêmica, foram avaliadas no início do processo de alfabetização. O desempenho em leitura e escrita foi monitorado em cinco oportunidades, com espaçamento de aproximadamente três meses entre cada edição. Os resultados indicam que tanto a consciência silábica quanto a consciência fonêmica são preditores estatisticamente significativos de desenvolvimento ulterior das habilidades de leitura e escrita. A conclusão sugere as práticas pedagógicas tanto da alfabetização quanto da Educação Infantil devem considerar o desenvolvimento da Consciência Fonológica para evitar escolares com atraso escolar.
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