CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO PREDITORA DE APRENDIZADO NA ALFABETIZAÇÃO

Contenido principal del artículo

Luise Rebouças Leite Leal dos Santos
Señor

Resumen

Neste estudo, avaliou-se a influência da consciência silábica e da fonêmica no aprendizado inicial de leitura e escrita em crianças em processo de alfabetização. O objetivo foi analisar como esses componentes da Consciência Fonológica podem prever possíveis atrasos escolares. Para consecução desse intento, avaliaram-se longitudinalmente 63 escolares ao longo dos primeiros dois anos de alfabetização. As variáveis independentes, consciência silábica e fonêmica, foram avaliadas no início do processo de alfabetização. O desempenho em leitura e escrita foi monitorado em cinco oportunidades, com espaçamento de aproximadamente três meses entre cada edição. Os resultados indicam que tanto a consciência silábica quanto a consciência fonêmica são preditores estatisticamente significativos de desenvolvimento ulterior das habilidades de leitura e escrita. A conclusão sugere as práticas pedagógicas tanto da alfabetização quanto da Educação Infantil devem considerar o desenvolvimento da Consciência Fonológica para evitar escolares com atraso escolar.

Detalles del artículo

Cómo citar
SANTOS, L. R. L. L. dos; GUARESI, R. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO PREDITORA DE APRENDIZADO NA ALFABETIZAÇÃO. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 53, p. 258–275, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11523008. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/4361. Acesso em: 30 jun. 2024.
Sección
Artículos

Citas

ALVES, U. K. “O que é consciência fonológica”. In: LAMPRECHT, R. et al. (orgs.). Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2012.

AQUINO, C.; LAMPRECHT, R. R. “A consciência fonológica no nível silábico de aprendizes de inglês como LE”. Anais da IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação. Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2009.

ARAGÃO, S. D. S. A.; MORAIS, A. G. “Artigo-Como crianças alfabetizadas com o método fônico resolvem tarefas que avaliam a consciência fonêmica?” Educação em Revista, vol. 36, 2020.

BALIKCI, Ö. Z. G. E. “Investigation of phonological awareness interventions in early childhood”. International Journal of Early Childhood Special Education, vol. 12, n. 1, 2020.

BARRERA, S. D.; MALUF, M. R. “Consciência Metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental”. Psicologia, Reflexão e Crítica, vol. 16, n. 3, 2003.

BECK, I. L.; MCKEOWN, M. G.; KUCAN, L. Bringing words to life: Robust vocabulary instruction. New York: Guilford Press, 2013.

BENNETT, H.; DENSTON, A.; ARROW, A. “The effectiveness of a parent-implemented, phonological awareness programme on the phonological awareness skills of preschool children”. The Australian Journal of Language and Literacy, vol. 46, n. 2, 2023.

BRADLEY, L.; BRYANT, P. E. “Categorização de sons e aprendizado da leitura: Uma conexão causal”. Nature, vol. 301, n. 5899, 1983.

BRASIL. Relatório Brasil no PISA. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: . Acesso em: 10//02/2024.

BRYANT, P.; BRADLEY, L. Problemas de leitura na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

CARAVOLAS, M.; HULME, C.; SNOWLING, M. “The foundations of spelling ability: Evidence from a 3-year longitudinal study”. Journal of Memory and Language, n. 45, 2001.

CAVALHEIRO, L. G.; SANTOS, M. S. D.; MARTINEZ, P. C. “Influência da consciência fonológica na aquisição de leitura”. Revista CEFAC, vol. 12, n. 6, 2010.

CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London: Sage publications, 2017.

CRUZ, M. C.; ALVES, U. K. “Desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em inglês (L2) no uso da plataforma Lexia Core5 Reading: uma análise de processo a partir da teoria de sistemas dinâmicos complexos”. Diacrítica, vol. 36, n. 2, 2022.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Editora Penso, 2012.

EHRI, L. C. “Aquisição da habilidade de leitura de palavras e sua influência na pronúncia e na aprendizagem do vocabulário”. In: MALUF, R. et al. Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.

EHRI, L. C. “What Teachers Need to Know and Do to Teach Letter–Sounds, Phonemic Awareness, Word Reading, and Phonics”. The Reading Teacher, vol. 76, 2022.

FREITAS, G. C. M. “Consciência Fonológica: rimas e aliterações no português brasileiro”. Letras de Hoje, vol. 132, 2003.

FREITAS, G. C. M. “Sobre consciência fonológica”. In: LAMPRECHT, R. R. et al. (orgs.). Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para a terapia. São Paulo: Editora Artmed, 2004.

GODOY, D. M. A. Aprendizagem inicial da leitura e da escrita no português do Brasil: Influência da consciência fonológica e do método de alfabetização (Tese de Doutorado não publicada). Florianópolis: UFSC, 2005.

GOMBERT, J. E. “Epi/meta versus implícito/explícito: nível de controle cognitivo sobre a leitura e sua aprendizagem”. In: MALUF, M. R.; CARDOSO-MARTINS, C. (orgs.). Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.

GOSWAMI, U. “Neurociencia y Educación: ¿podemos ir de la investigación básica a su aplicación? Un posible marco de referencia desde la investigación en dislexia’. Psicología Educativa, vol. 21, n. 2, 2015.

GOSWAMI, U. “Phonological representations, reading development and dyslexia: Towards a cross‐linguistic theoretical framework”. Dyslexia, vol. 6, n. 2, 2000.

GUARESI, R.; PALLES, L.; ABREU, C. V. C. Técnicas de avaliação do aprendizado da leitura e da escrita na alfabetização inicial. Vitória da Conquista: Editora Fonema e Grafema, 2020.

GUIMARÃES, S. R. K. “O aperfeiçoamento da concepção alfabética de escrita: Relação entre consciência fonológica e representações ortográficas”. In: MALUF, M. R. (org.). Metalinguagem e Aquisição da Escrita: considerações da pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2003.

KJELDSEN, A.C. et al. “Kindergarten training in phonological awareness: Fluency and comprehension gains are greatest for readers at risk in grades 1 through 9”. Journal of Learning Disabilities, vol. 52, n. 5, 2019.

KOVELMAN, L. et al. “Brain basis of phonological awareness for spoken language in children and its disruption in dyslexia”. Cerebral Cortex, vol. 22, n. 4, 2012.

LIBERMAN, I. Y. et al. “Explicit syllable and phoneme segmentation in the young child”. Journal of Experimental Child Psychology, vol. 18, 1974.

MAJORANO, M. et al. “An intervention program based on the syllabic method for enhancing early literacy in preschool children”. Journal of Research in Childhood Education, vol. 37, n. 4, 2022.

MATHUR, A.; SCHULTZ, D.; WANG, Y. “Bases neurais do processamento fonológico e semântico na primeira infância”. Conectividade Cerebral, vol. 10, n. 5, 2020.

MELBY-LERVÅG, M. et al. “Phonological skills and their role in learning to read: a meta-analytic review”. Psychological Bulletin, vol. 138, n. 2, 2012.

MÍGUEZ-ÁLVAREZ, C.; CUEVAS-ALONSO, M.; SAAVEDRA, Á. “Relationships Between Phonological Awareness and Reading in Spanish: A Meta-Analysis”. Language Learning, vol. 72, 2022..

MILANKOV, V. et al. “Phonological Awareness as the Foundation of Reading Acquisition in Students Reading in Transparent Orthography”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 18, 2021.

MOOJEN, S. et al. CONFIAS - Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2003.

MORAIS, A. G. “O desenvolvimento da consciência fonológica e a apropriação da escrita alfabética entre crianças brasileiras”. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 1, 2015.

MORAIS, J.; L.; I.; KOLINSKY, R. “Entre a pré-leitura e a leitura hábil: Condições e patamares da aprendizagem”. In: MALUF, R. et al. Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.

NATION, K.; HULME, C. “Phonemic segmentation, not onset‐rime segmentation, predicts early reading and spelling skills”. Reading Research Quarterly, vol. 32, n. 2, 1997.

NUNES, T.; BRYANT, P. Leitura e ortografia: além dos primeiros passos. Porto Alegre: Editora Penso, 2014.

RICE, M. et al. “Phonemic Awareness: A Meta-Analysis for Planning Effective Instruction”. Read Res Q, vol. 57, 2022. .

RIGATTI-SCHERER, A. P.; WOLFF, C. L. “Como trabalhar consciência fonológica na alfabetização”. In: SCHERER, A. P. R; WOLFF, C. L. (orgs.). Consciência linguística na escola. Curitiba: Editora Appris, 2020.

ROSA, N. T. et al. “Consciência Fonológica na Educação Infantil: diálogos com estudos que respaldam a importância da estimulação para o processo futuro de alfabetização”. Língu@ Nostr@, vol. 10, n. 2, 2022.

SCHUTT, R. K. Investigating the social world: The process and practice of research. London: Sage Publications, 2018.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto, 2021.

ZUGARRAMURDI, C. et al. “Mind the orthography: Revisiting the contribution of prereading phonological awareness to reading acquisition”. Developmental Psychology, vol. 58, n. 6, 2022.