“MINHAS ALUNAS SÃO TÍMIDAS, E AGORA?” O SLI.DO MEDIANDO O ENGAJAMENTO EDUCACIONAL NA PANDEMIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jean Carlos Silva Monteiro

Resumo

O presente estudo versa sobre as potencialidades do aplicativo Sli.do utilizado como recurso didático para a mediação do engajamento educacional em aulas remotas durante a pandemia do novo coronavírus. O objetivo foi analisar a inserção estratégica e os contributos do mencionado aplicativo no processo de engajamento das alunas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na finalidade de retratar as interferências da timidez na educação, e um relato de experiência que verificou a percepção de alunas de um curso de pós-graduação em Psicopedagogia de uma Instituição de Ensino Superior de São Luís (MA) acerca do uso do Sli.do como recurso para resolver a timidez durante as aulas remotas. Dentre os principais resultados, verificou-se que, efetivamente, o aplicativo permite o engajamento no ambiente virtual, o elemento “anonimato” do Sli.do é um dos fatores que incentivam a participação das alunas e que a ferramenta pode ser utilizada em avaliações formais da aprendizagem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MONTEIRO, J. C. S. . “MINHAS ALUNAS SÃO TÍMIDAS, E AGORA?” O SLI.DO MEDIANDO O ENGAJAMENTO EDUCACIONAL NA PANDEMIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 90–98, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.4245234. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/39. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALMEIDA, L. R.; MAHONEY, A. A. (orgs.). Henri Wallon: Psicologia e Educação. São Paulo: Editora Loyola, 2014.

AXIA, G. Timidez: um dote precioso do patrimônio genético humano. São Paulo: Editora Loyola, 2013.

CASARES, M. I. M. A timidez na infância e na adolescência. Madrid: Editora Pirâmide, 2016.

CASARES, M. I. M.; CABALLO, V. E. “A timidez infantil”. In: SILVARES, E. F. M. (org.). Estudos de caso em psicologia comportamental infantil, vol. II. Campinas: Editora Papirus, 2014.

HAN, B. Topologia da violência. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

MENEZES, G. M. M. Consequências psicológicas e sociais da timidez (Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia). Caruaru: Faculdade do Vale do Ipojuca, 2011.

MONTEIRO, J. C. S.; RODRIGUES, S. F. N. “O Sli.do como ferramenta de engajamento e interatividade em sala de aula”. Educação, Escola & Sociedade, vol. 13, 2020.

MOTTA FILHO, C. Ensaio sobre a timidez. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2015.

SENHORAS, E. M. “COVID-19 e os padrões das relações intra-nacionais e internacionais”.

Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020

SLI.DO. “A melhor plataforma de perguntas e respostas”. Portal Eletrônico SLI.do [2020]. Disponível em: <https://www.sli.do>. Acesso em: 08/09/2020.

TRIGUEIRO, R. M. et al. Metodologia científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2014.