“MINHAS ALUNAS SÃO TÍMIDAS, E AGORA?” O SLI.DO MEDIANDO O ENGAJAMENTO EDUCACIONAL NA PANDEMIA
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente estudo versa sobre as potencialidades do aplicativo Sli.do utilizado como recurso didático para a mediação do engajamento educacional em aulas remotas durante a pandemia do novo coronavírus. O objetivo foi analisar a inserção estratégica e os contributos do mencionado aplicativo no processo de engajamento das alunas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na finalidade de retratar as interferências da timidez na educação, e um relato de experiência que verificou a percepção de alunas de um curso de pós-graduação em Psicopedagogia de uma Instituição de Ensino Superior de São Luís (MA) acerca do uso do Sli.do como recurso para resolver a timidez durante as aulas remotas. Dentre os principais resultados, verificou-se que, efetivamente, o aplicativo permite o engajamento no ambiente virtual, o elemento “anonimato” do Sli.do é um dos fatores que incentivam a participação das alunas e que a ferramenta pode ser utilizada em avaliações formais da aprendizagem.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ALMEIDA, L. R.; MAHONEY, A. A. (orgs.). Henri Wallon: Psicologia e Educação. São Paulo: Editora Loyola, 2014.
AXIA, G. Timidez: um dote precioso do patrimônio genético humano. São Paulo: Editora Loyola, 2013.
CASARES, M. I. M. A timidez na infância e na adolescência. Madrid: Editora Pirâmide, 2016.
CASARES, M. I. M.; CABALLO, V. E. “A timidez infantil”. In: SILVARES, E. F. M. (org.). Estudos de caso em psicologia comportamental infantil, vol. II. Campinas: Editora Papirus, 2014.
HAN, B. Topologia da violência. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.
MENEZES, G. M. M. Consequências psicológicas e sociais da timidez (Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia). Caruaru: Faculdade do Vale do Ipojuca, 2011.
MONTEIRO, J. C. S.; RODRIGUES, S. F. N. “O Sli.do como ferramenta de engajamento e interatividade em sala de aula”. Educação, Escola & Sociedade, vol. 13, 2020.
MOTTA FILHO, C. Ensaio sobre a timidez. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2015.
SENHORAS, E. M. “COVID-19 e os padrões das relações intra-nacionais e internacionais”.
Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020
SLI.DO. “A melhor plataforma de perguntas e respostas”. Portal Eletrônico SLI.do [2020]. Disponível em: <https://www.sli.do>. Acesso em: 08/09/2020.
TRIGUEIRO, R. M. et al. Metodologia científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2014.