APLICAÇÃO DO MÉTODO QFD EM UMA PEQUENA EMPRESA DO RAMO DE VELAS AROMÁTICAS

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Giselle Werka
André Ramon Flenik
Robson de Faria Silva
Renato dos Santos

Resumo

Este artigo analisa os pré-requisitos velas aromáticas de uma da Região Norte de SC para aplicação do método Quality Function Deployment (QFD), utilizando a metodologia de pesquisa indutiva por meio de coletas de vendas online. Foram realizadas pesquisas nos portais de e-commerce Amazon, Shopee e Mercado Livre, a fim de identificar os produtos mais populares e as necessidades dos clientes. A análise dos resultados indicaram que as avaliações e comentários dos clientes desempenharam um papel fundamental na escolha e posicionamento dos produtos nos marketplaces. Os resultados evidenciaram que as preferências dos clientes variam entre as plataformas, o que requer uma adaptação às particularidades de cada uma. A análise dos resultados foi feita por meio do Desdobramento da Função Qualidade aplicada em uma empresa de velas. A matriz QFD permitiu priorizar os requisitos, identificando a entrega rápida e o aroma correto como fatores-chave para a satisfação dos clientes. Essas informações permitem a microempresa alocar e manejar seus recursos de forma eficiente, visando a maximização da satisfação do cliente e ganhos em competitividade. Sugere-se a realização de estudos adicionais sobre estratégias de marketing, embalagens e apresentação dos produtos para aumentar a visibilidade e a fidelização dos clientes.

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Como Citar
WERKA, G. . .; FLENIK, A. R. .; SILVA, R. de F. . .; SANTOS, R. dos . APLICAÇÃO DO MÉTODO QFD EM UMA PEQUENA EMPRESA DO RAMO DE VELAS AROMÁTICAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 45, p. 370–386, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8352406. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2109. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Artigos

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