GLOBALIZAÇÃO E CULTURALIZAÇÃO NAS CIDADES CONTEMPORÂNEAS: AS NOVAS MATIZES DO PLANEJAMENTO URBANO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Conceição de Maria Belfort de Carvalho
Karoliny Diniz Carvalho
Ilza do Socorro Galvão Cutrim
Kláutenys Dellene Guedes Cutrim
Rozuíla Neves Lima

Resumo

O tema deste ensaio trata dos novos matizes do planejamento urbano e das feições que as cidades contemporâneas adquirem a partir da maior intensificação das relações entre o local e o global, do empresariamento urbano e de um crescente processo de culturalização da vida urbana. O objetivo consiste em compreender, com base em teorias sobre as cidades, o conjunto de transformações decorrentes do capitalismo pós-industrial ou pós-moderno e a forma como ele se reflete nas novas dinâmicas de organização e consumo dos espaços urbanos. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo bibliográfico sobre a globalização e a culturalização nas cidades, a partir de vários autores que abordam essa temática. Os resultados permitem ponderar a necessidade de um olhar crítico e reflexivo sobre planejamento urbano, o city marketing e a culturalização da vida urbana sobre as ações humanas que incorporam novas racionalidades nos modos de organização, produção e consumo dos espaços urbanos no cenário contemporâneo. Concluímos que, nos processos de recuperação urbana de base cultural, aspectos como o modelo de cidades criativas e o trabalho de profissionais que atuam na indústria cultural promovem inovações, atraem investimentos e modificam as cidades pós-industriais em cidades-espetáculos e cidades-mercadoria.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CARVALHO, C. de M. B. de .; CARVALHO, K. D.; CUTRIM, I. do S. G.; CUTRIM, K. D. G.; LIMA, R. N. GLOBALIZAÇÃO E CULTURALIZAÇÃO NAS CIDADES CONTEMPORÂNEAS: AS NOVAS MATIZES DO PLANEJAMENTO URBANO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 595–607, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8200288. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1777. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ARANTES, O. B. F. “Uma estratégia fatal – A cultura nas novas gestões urbanas”. In: ARANTES, O. B. F.; VAINER, C. V.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

ALVES, A. F. S. et al. “Diz em que cidade que você se encaixa, cidade alta ou cidade baixa?”: gentrificação e a população em situação de rua de Salvador/Ba. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 12, 2022.

BORJA, J; CASTELLS, M. Local y Global: La Gestión de las Ciudades en la Era de la Información. Madrid: Taurus, 1997.

BRENNER, N. Espaços de Urbanização: o urbano a partir da Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Editora Letra Capital, 2018.

BRITTON, S. “The Political Economy of Tourism in the Third World”. Annals of Tourism Research, vol. 9, n. 3, 1982.

CARLOS, A. F. A. et al. (orgs.). Geografia Urbana Crítica: Teoria e Método. São Paulo: Editora Contexto, 2018.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2009.

CASTELLS, M; BORJA, J. “As cidades como atores políticos”. Novos Estudos CEBRAP, n. 45, 1996.

FLORIDA, R. A ascensão da classe criativa. Porto Alegre: Editora LP&M, 2011.

HALL, P. Cidades do amanhã. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995.

HARVEY, D. Produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Editora Annablume, 2006.

HARVEY, D. Cidades Rebeldes: Do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2014.

LEFEBVRE, H. Direito à Cidade. São Paulo: Editora Centauro, 2011.

LEFEBVRE, H. La Producción del espacio. Madrid: Capitán Swing, 2013.

LOPEZ. L. “The City of Culture: a chronicle of change foretold”. Il Capitale Culturale: Studies on the Value of Cultural Heritage, n. 25, 2022.

MARQUES, W. R. “A metamorfose espacial da ilha de São Luís do Maranhão: olhares da sociologia urbana sobre a cidade”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 40, 2023.

MONGIN, O. A Condição Urbana: A cidade na era da globalização. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2009.

MONTALTO, V. et al. “Are cultural cities always creative? An empirical analysis of culture-led development in 190 European cities”. Habitat International, vol. 132, 2023.

SANTOS, M. Manual de Geografia Urbana. São Paulo: Editora da USP, 2008.

VAINER, C. B. “Pátria, empresa e mercadoria: notas sobre a estratégia discursiva do planejamento estratégico urbano”. In: ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

ZARLENGA, M. “Políticas de regeneración urbana a través de la cultura en ciudades latino-americanas”. Eure, vol 48, n. 144, 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)