O SISTEMA COOPERATIVO COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO DA PERSONALIDADE À EDUCAÇÃO

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Dirceu Pereira Siqueira
Andryelle Vanessa Camilo Pomin

Resumo

Este trabalho trata da afirmação do direito à educação pelo sistema cooperativo. O propósito central do trabalho foi analisar se ele estimula o direito da personalidade à educação. Como objetivos secundários, pretendeu-se aludir sobre os pressupostos filosóficos do direito à educação no que se relaciona às cooperativas; posicionar a educação como um direito da personalidade, que é promovido constantemente pelas cooperativas e demonstrar as estratégias de fomento do direito à educação que estão sendo empregadas pelas cooperativas. Utilizou-se o método de abordagem dedutivo, partindo de fundamentos filosóficos, sociológicos e teórico-jurídicos. Quanto aos métodos de investigação, empregou-se o documental. Com o trabalho, notou-se que as cooperativas são formas associativas dirigidas por princípios universais, sendo que um deles é a educação. Esta compreende programas e ações voltadas para o desenvolvimento humano dos cooperados, com vistas à melhoria de sua qualidade de vida e à compreensão dos princípios e valores do cooperativismo. As cooperativas, constantemente, afirmam o direito da personalidade à educação, empoderando os indivíduos para alcançar seu pleno potencial individual e social.

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Como Citar
SIQUEIRA, D. P. .; POMIN, A. V. C. O SISTEMA COOPERATIVO COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO DA PERSONALIDADE À EDUCAÇÃO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 627–645, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8209661. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1739. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Ensaios

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