TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS EM PROFESSORES: INFLUÊNCIAS NA CARREIRA PROFISSIONAL DOCENTE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juliana da Silva Moura
Cláudio Pinto Nunes
Lúcia Gracia Ferreira

Resumo

Discussões sobre transtornos mentais e comportamentais em professores merecem atenção, pois é um tema intimamente ligado ao Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) e, consequentemente, à carreira profissional. Assim, este artigo objetiva elencar discussões acerca do adoecimento mental/transtornos mentais e comportamentais em professores e as consequências para a carreira docente. A investigação de cunho qualitativo e exploratório foi realizada no município de Itapetinga-BA com a participação de três professores que colaboraram respondendo a um questionário e concedendo entrevistas. Foi constatado que o adoecimento mental quando evolui para um quadro de transtorno mental e comportamental interfere no labor do professor e em seu DPD. Em relação à carreira foi possível perceber aspectos referentes as continuidades e descontinuidades do DPD, havendo, muitas vezes, desinvestimento profissional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MOURA, J. da S.; NUNES, C. P.; FERREIRA, L. G. TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS EM PROFESSORES: INFLUÊNCIAS NA CARREIRA PROFISSIONAL DOCENTE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 19–42, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7687079. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/826. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cláudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

 

.

 

Referências

APA - American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014.

APP SINDICATO - Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná. “Campanha: educar sim, adoecer jamais!” APP Sindicato [2018]. Disponível em: . Acesso em: 22/02/2023.

ARAÚJO, T. M.; CARVALHO, F. M. “Condições de trabalho docente e saúde na Bahia: estudos epidemiológicos”. Educação e Sociedade, vol. 30, n. 107, 2009.

BRITO, J. et al. “Saúde, gênero e reconhecimento no trabalho das professoras: convergências e diferenças no Brasil e na França”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, vol. 2, n 24, 2014.

BRITO, R. S. et al. “As condições de trabalho docente e o pósestado de bem-estar social”. Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 10, n 23, 2017.

CASTRO, R. et al. “Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa como instrumento de avaliação diagnóstico da Saúde de servidores da Secretaria de Educação de Uberaba – MG”. Temas em Educação e Saúde, vol. 12, n. 1, 2014.

CNTE - Confederação Nacional De Trabalhadores Em Educação. “Transtornos emocionais são as principais causas de afastamento de professores”. CNTE na Mídia [2017]. Disponível em: . Acesso em: 17/01/2023.

CRUZ, L. M.; BARRETO, A. C. F.; FERREIRA, L. G. “Caminhos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva freireana”. Com a Palavra o Professor, vol. 5, n. 12, 2020.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Editora Artmed, 2019.

EUGÊNIO, B. et al. “Trabalho e adoecimento do professor da educação básica no interior da Bahia”. Laplage em Revista, vol. 3, n. 2, 2017.

FENAM - Federação Nacional Dos Médicos. “Dia Mundial da Saúde Mental: transtornos psíquicos estão entre as três principais causas de afastamento do trabalho no Brasil”. Portal FENAM [2017]. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2018.

FERREIRA, L. G. “Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes”. Revista Acta Scientiarum, vol. 39, 2017.

FERREIRA, L. G. “Desenvolvimento profissional docente: cotidiano e aprendizagem da docência de professores iniciantes”. Revista Internacional de Formação de Professores, vol. 6, 2021.

FERREIRA, L. G. “Desenvolvimento Profissional Docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades”. Educação em Perspectiva, vol. 11, 2020.

FERREIRA, L. G. et al. “Trabalho docente: dificuldades e aprendizagens no desenvolvimento profissional de professoras iniciantes”. In: FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. C. S. N. (orgs.). Educação, subjetividade e trabalho docente. Ilhéus: Editora Editus, 2021.

FERREIRA, L. G. Professoras da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional (Tese de Doutorado em Educação). São Carlos: UFSCar, 2014.

FERREIRA, L. G.; ANUNCIATO, R. M. M. “Início da carreira docente: o que dizem as dissertações e teses brasileiras”. Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol. 17, n. 50, 2020.

GASPARINE, S. M. et al. “O professor, as Condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde”. Educação e Pesquisa, vol. 31, n. 2, 2005.

GIAMMEI, B.; POLLO, L. “Porque nossos professores estão adoecendo?” R7 Estúdio [2019]. Disponível em: . Acesso em: 25/01/2023.

GUEDES, D. S.; RANGEL, T. L. V. “Ensino remoto e o ofício do professor em tempos de pandemia”. In: SENHORAS, E. M. (org.). Ensino remoto e a pandemia de COVID-19. Boa Vista: Editora IOLE, 2021.

MARQUES, R. “O professor em trabalho remoto no contexto da pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 16, 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Definição de Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20/01/2023.

OLIVEIRA, T. M.; FERREIRA, L. G. “Iniciação profissional de docentes da Educação Infantil: docência, aprendizagens e dificuldades”. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, vol. 6, 2020.

OMS - Organização Mundial De Saúde. “Relatório sobre a saúde no mundo, 2001 – saúde mental: nova concepção, nova esperança”. Organização Mundial de Saúde [2001]. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2023.

PORTO, L. A. et al. “Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores”. Revista de Saúde Pública, vol. 40, n. 5, 2006.

SANTOS, J. R.; FERREIRA, L. G. “Desenvolvimento profissional, vida e carreira: histórias de professores atingidos pelo mal-estar docente”. Revista Educação e Emancipação, vol. 9, n. 2, 2016.

SANTOS, J. R.; FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. C. S. N. “Professores iniciantes em situação de ausência de bem-estar: perspectivas sobre dilemas no desenvolvimento profissional”. Revista Cocar, n.8, 2020.

VAILLANT, D. “Formación inicial del profesorado de educación secundaria en América Latina- dilemas y desafíos”. Profesorado. Revista de Curriculum y Formación de Profesorado, vol. 23, n. 3, 2019.

VAILLANT, D. “La inserción del profesorado novel en América Latina: Hacía la integralidad de las políticas”. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, vol. 25, n. 2, 2021.

VARGAS, C. S.; LORENZI JUNIOR, D. Afastamento do trabalho: o caso do magistério público em uma cidade da região central do Rio Grande do Sul. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 38, 2023.

XAVIER, C. F. L.; FERREIRA, L. G. “The difficulties faced by the teachers of child education in the beginning of career”. Journal of Research and Knowledge Spreading, vol. 1, n. 1, 2020.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)