PEDAGOGIA, SABER DOCENTE E EDUCAÇÃO NA INTERFACE DOS PARADIGMAS DO CONHECIMENTO
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Resumo
Este estudo propõe uma reflexão sobre a pedagogia, os saberes docentes e a educação à luz das transformações paradigmáticas do pensamento filosófico ocidental. O objetivo do estudo é analisar, por meio de um ensaio teórico com abordagem crítico-hermenêutica, como os paradigmas ontológico-metafísico, mentalista-subjetivista e comunicacional influenciaram a constituição da pedagogia e dos saberes docentes. A metodologia adotada consiste em revisão teórica e interpretativa de literatura especializada, com destaque para fontes clássicas e contemporâneas de alto impacto publicadas nos últimos anos, em diferentes idiomas. Como resultado, identifica-se que os paradigmas de racionalidade assumem papel estruturante nas formas como a educação é concebida e praticada, exigindo novas abordagens pedagógicas capazes de responder às exigências ético-políticas da atualidade. Conclui-se que uma pedagogia comunicativa, fundamentada na racionalidade intersubjetiva e argumentativa, permite ampliar o entendimento do saber docente como prática discursiva e socialmente situada, contribuindo para a construção de uma educação emancipatória no século XXI.
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