INDÚSTRIA GLOBAL DE EDUCAÇÃO, EDU-BUSINESS, EDTECHS E OS REFLEXOS NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Regina Alice Rodrigues Araujo Costa
Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra

Resumo

A crescente utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no âmbito da educação contemporânea trouxe, além de oportunidades inéditas, uma alarmante dependência de interesses comerciais. Atualmente, diversas reconfigurações históricas, políticas e sociais têm influenciado a organização das TDICs no cenário educacional. Entre esses fatores, destacam-se o avanço da indústria global da educação, a expansão do edu-business, o surgimento das EdTechs e o fortalecimento da governança digital, entre outros aspectos que redefinem as dinâmicas do ensino e da aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é de analisar o avanço do edu-business e das EdTechs no campo educacional brasileiro, investigando as implicações dessas iniciativas na produção na redefinição das práticas pedagógicas e nas políticas educacionais, com foco na indústria global de educação e nas dinâmicas de regulação que essas tecnologias e modelos empresariais impõem ao sistema educacional. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, com revisão teórica e documental, além da aplicação de uma matriz SWOT para analisar os dados coletados. Como resultados, avalia-se que, embora as tecnologias educacionais possuam potencial inovador, sua implementação descontextualizada dos desafios estruturais do país pode comprometer a equidade e o direito à educação. Além disso, a inserção das EdTechs no campo educacional não ocorre de forma neutra e tem-se mostrado atrelada a uma lógica de mercado que redefine a educação como um setor altamente lucrativo. Conclui-se que a ascensão das EdTechs e das plataformas digitais precisa ser acompanhada de políticas públicas que garantam equidade, qualidade e a valorização da educação pública, evitando a captura do setor educacional por interesses empresariais., apontando a necessidade de investigações futuras sobre a regulação das EdTechs, os desafios da inclusão digital e os efeitos da indústria global da educação e das parcerias público-privadas na educação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
COSTA, R. A. R. A. .; GUERRA, M. das G. G. V. INDÚSTRIA GLOBAL DE EDUCAÇÃO, EDU-BUSINESS, EDTECHS E OS REFLEXOS NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 21, n. 62, p. 110–132, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14903197. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6593. Acesso em: 15 mar. 2025.
Seção
Ensaios

Referências

ABSTARTUPS - Associação Brasileira de Startups. Mapeamento EdTech 2022: Investigação sobre as tecnologias educacionais no Brasil. São Paulo: Abstartup, 2023. Disponível em: . Acesso em: 12/12/2024.

ADRIÃO, T.; ARAUJO, F. “Privatização da educação no contexto de financeirização da economia: a indução da oferta educacional privada por fundos de investimentos”. Jornal de Políticas Educacionais, vol. 17, n. 2, 2023.

AMARAL, M. P.; STEINER-KHAMSI, G.; THOMPSON, C. Researching the Global Education Industry: Commodification, the Market and Business Involvement. London: Palgrave MacMilan, 2019.

ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações. Conectividade nas escolas (painel de dados). Brasília: Anatel, 2024. Disponível em: . Acesso em: 14/02/2025.

BALL, S. J. “Novos Estados, nova governança e nova política educacional”. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.

BALL, S. J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2014.

BALL, S. J.; GRIMALDI, E. “Neoliberal education and the neoliberal digital classroom”. Learning, Media and Technology, vol. 47, n. 2, 2021.

BANSAL, A.; POPHALKAR, S.; VIDANI, C. “A review of ed-tech sector in India”. International Journal of Management Analytics, vol. 1, n. 1, 2023.

BERNARDI, L. M.; UCZAK, L. H.; ROSSI, A. J. “Relações do movimento empresarial na política educacional brasileira: a naturalização da associação público-privada”. In: PERONI, V. M. V. (org.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Editora Liber Livro, 2013.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília: Planalto, 2017. Disponível em: . Acesso em: 12/12/2024.

BROWN, W. Undoing the demos: neoliberalism’s stealth revolution. New York: Zone Books, 2015.

BRYAN, N. A. P. “Desvelando a indústria global da educação”. Revista Exitus, vol. 10, 2020.

CBN. “Governo de São Paulo distribui livros digitais com graves erros no conteúdo”. CBN [2023]. Disponível em: . Acesso em: 10/12/2024.

CGI - Comitê Gestor da Internet no Brasil. Educação em um cenário de plataformização e de economia dos dados: problemas e conceitos. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022.

CIEB - Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Mapeamento EdTech 2020: investigação sobre as tecnologias educacionais brasileiras. São Paulo: CIEB, 2021. Disponível em: . Acesso em: 20/12/2024.

CNE - Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n. 3, de 21 de novembro de 2018. Brasília: CNE, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12/12/2024.

DISTRITO. EdTech Report. São Paulo: Distrito, 2020. Disponível em: . Acesso: 10/12/2024.

DISTRITO. EdTech Report. São Paulo: Distrito, 2024. Disponível em: . Acesso: 10/12/2024.

GARCÍA, T.; ADRIAO, T. “Privatização da gestão escolar no Brasil: controle digital e interesses corporativos”. Profesorado Revista de Currículum y Formación del Profesorado, vol. 27, n. 1, 2023.

HANSEL, T. F. et al. “Análise do programa nacional de alimentação escolar em Marechal Cândido Rondon (PR)”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 18, n. 54, 2024.

HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. “O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação”. Educação e Pesquisa, vol. 45, 2019.

JAIN, S.; LALL, M.; SINGH, A. “Teachers’ voices on the impact of COVID-19 on school education: Are ed-tech companies really the panacea?”. Contemporary Education Dialogue, vol. 18, n. 1, 2021.

MARKET RESEARCH FUTURE. EdTech and Smart Classroom Market Overview. Pune: Market Research Future, 2023. Disponível em: . Acesso em: 03/12/2024.

MOROZOV, E. Avoiding solutionism in the digital transformation of education. Paris: Unesco, 2022.

PAIVA, M. V.; GUERRA, M. G. G. V. “Análise Swot como ferramenta estratégica no processo avaliativo do curso de Administração Pública do IFPB”. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, vol. 10, n. 19, 2023.

RODRIGUEZ-SEGURA, D. “EdTech in developing countries: A review of the evidence”. The World Bank Research Observer, vol. 37, n. 2, 2022.

SAURA, G.; ADRIÃO, T.; ARGUELHO, M. “Reforma educativa digital: agendas tecnoeducativas, redes políticas de governança e financeirização edtech”. Educação e Sociedade, vol. 45, 2024.

SAURA, G.; CANCELA, E.; ADELL, J. “¿Nuevo keynesianismo o austeridad inteligente? Tecnologías digitales y privatización educativa pos-COVID-19”. Education Policy Analysis Archives, vol. 30, n. 116, 2022.

SELWYN, N. “Educação e tecnologia: questões críticas”. In: FERREIRA, G. M. S. et al. (orgs.). Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.

SINDUTE. “Desumanizando a Educação: governo de São Paulo quer usar ChatGPT para a produção de aulas”. Sindute [2024]. Disponível em: . Acesso em: 20/09/2024.

TURMENA, L.; NUNES, S. P. “A financeirização da educação: os fundos de investimentos nos ‘grupos educacionais’”. Revista HISTEDBR On-line, vol. 22, 2022.

UNESCO. “Educação: da interrupção à recuperação”. UNESCO [2020]. Disponível em: . Acesso: 10/12/2024.

UOL. “Governo de SP vai usar o ChatGPT na produção de aulas dos ensinos fundamental e médio”. Uol [2024]. Disponível em: . Acesso: 17/08/2024.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. “Tecnologias digitais, tendências atuais e o futuro da educação”. Panorama Setorial da Internet, vol. 2, n. 14, 2022.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. “Políticas de tecnologia na educação no Brasil: visão histórica e lições aprendidas”. Education Policy Analysis Archives, vol. 28, 2020.

VERGER, A., FONTDEVILA, C.; ZANCAJO, A. The privatization of education: a political economy of global education reform. Nova York: Teachers College Press, 2016.

WILKE, V. C. L.; FEIJÓ, M. S. “Aspectos da plataformização educacional na educação básica brasileira: a “Escola do Cansaço” na era do Big Data”. Logeion, vol. 10, 2023.

WILLIAMSON, B. “Making Markets through Digital Platforms: Pearson, Edu-Business, and the (e)Valuation of Higher Education”. Critical Studies in Education, vol. 62, n. 1, 2020.

WILLIAMSON, B. Big Data in Education: the digital future of learning, policy and practice. London: Sage, 2017.

WILLIAMSON, B.; HOGAN, A. Pandemic privatisation in higher education: EdTech and university reform. Bruxelas: Education International, 2021.