SABERES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: DIÁLOGO, COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM MATEMÁTICA

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Fernanda Hart Garcia
Cátia Maria Nehring

Resumo

Este artigo objetiva discutir acerca dos saberes dos professores com ênfase no conhecimento do conteúdo e suas implicações no estabelecimento de uma comunicação mediada pela linguagem matemática que possibilite o desenvolvimento do pensamento algébrico, a fim de provocar reflexões que possam contribuir para uma (re)significação do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem dos dados é qualitativa e as análises foram organizadas por meio da Análise Textual Discursiva. Propõe-se que o conhecimento do conteúdo é essencial para que as ações do professor sejam intencionalmente organizadas de forma que a comunicação estabelecida no ambiente de aprendizagem permita uma relação dialógica entre os sujeitos, mediada pela linguagem matemática e demais sistemas semióticos, e que a Formação Continuada, com estudos específicos por área do conhecimento, é constitutiva do fazer docente e essencial para promover e aprimorar os conhecimentos do conteúdo.

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Como Citar
HART GARCIA, F.; NEHRING, C. M. SABERES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: DIÁLOGO, COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM MATEMÁTICA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 20, n. 58, p. 249–275, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14397275. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5966. Acesso em: 18 dez. 2024.
Seção
Artigos

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