AS CRIANÇAS COM AUTISMO E AS VIVÊNCIAS NO JARDIM SENSORIAL
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Resumo
O debate sobre o papel da escola como ambiente inclusivo para crianças com autismo é corrente, reconhecendo a importância de oferecer espaços acessíveis e acolhedores que atendam às diversas necessidades de aprendizagem, nessa perspectiva o espaço escolar proporciona outras possibilidades de ensino que vão além do acondicionamento da sala de aula, por meio do seu espaço externo, que pode ser usado como dispositivo de inclusão e aproximação das crianças autistas com a natureza. Nesse sentido esta investigação tem por objetivo analisar o uso de espaços externos, particularmente um Jardim Sensorial, como ferramenta pedagógica para a aprendizagem e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa segue a abordagem qualitativa e participante. A coleta de dados foi realizada em uma escola pública municipal de Paranaguá-PR, durante o ano letivo de 2023, com professoras do AEE por meio de um grupo focal. Assim sendo, constatamos que a interação dos autistas com a natureza desempenha papel fundamental na sua integração em um modelo de educação inclusiva, possibilitando a implementação de ações educacionais variadas e a certeza de que todo o espaço escolar é passível de aprendizagem.
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