A TRANSFORMAÇÃO DE UM ESPORTE BRASILEIRO ASSOCIAÇÃO A UMA EMPRESA DE CAPITAL ABERTA: UM ESTUDO DE CASO DO IMPACTO NAS ATIVIDADES DE MARKETING EM UM CLUBE DE FUTEBOL BRASILEIRO

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Gabriel Faveret d’El-Rei Carvalho
Renato Dourado Cotta de Mello

Resumo

Partindo de duas perspectivas teóricas - Marketing Estratégico e Marketing Esportivo - o objetivo principal desta pesquisa é examinar a transformação de uma associação esportiva brasileira – Botafogo de Futebol e Regatas – em uma empresa de capital aberto e seu posterior impacto em suas atividades de marketing. O método de pesquisa é qualitativo, o estudo de caso, construído a partir de fontes secundárias, como relatórios financeiros, campanhas de marketing, entrevistas e cobertura da mídia que trata do design de tomadas múltiplas durante um período de três anos – de 2021 a 2023. Após isso, os dados coletados o material foi organizado em ordem cronológica, com o objetivo de identificar as mudanças ocorridas à medida que as atividades de marketing evoluíam. Por fim, os dados foram categorizados em clusters com base nos seus principais achados, dividindo-os em matrizes utilizadas para permitir a construção do caso. Os achados indicaram que essa transformação possibilitou ampliar as ações de marketing do Botafogo, especialmente no que diz respeito à utilização, com maior ênfase, de plataformas digitais. Este estudo empírico indica que essa transformação possibilitou ampliar as ações de marketing do Botafogo, especialmente quanto ao uso dessas mídias contemporâneas, com maior ênfase, o que reduziu a importância do uso das mídias tradicionais e, ao mesmo tempo, aumentou a interação do clube com seus fãs, praticamente em tempo real.

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Como Citar
CARVALHO, G. F. d’El-R. .; MELLO, R. D. C. de . A TRANSFORMAÇÃO DE UM ESPORTE BRASILEIRO ASSOCIAÇÃO A UMA EMPRESA DE CAPITAL ABERTA: UM ESTUDO DE CASO DO IMPACTO NAS ATIVIDADES DE MARKETING EM UM CLUBE DE FUTEBOL BRASILEIRO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 48, p. 480–505, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10445497. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2953. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Ensaios

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