SAÚDE FINANCEIRA E ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: ESTUDO DE CASO EM UMA MINERADORA DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A crescente evolução dos produtos financeiros e a instabilidade econômica global tornaram as decisões financeiras cada vez mais complexas. Sendo assim, a alfabetização financeira se faz necessária para possibilitar uma avaliação da posição financeira e da situação econômica da população. Nesse contexto, o Índice de Saúde Financeira do Brasil (I-SFB), desenvolvido pela Febraban e BCB, em 2021, visando compreender a situação financeira dos brasileiros para desenvolver ações educativas eficazes. Este estudo objetivou a constatação da influência exercida pela alfabetização financeira na saúde financeira por meio de análise estatística, sendo que a metodologia dos mínimos quadrados ordinários foi a empregada para a resposta as hipóteses levantadas. Os testes de hipóteses indicaram que variáveis de controle exercem influência sobre a saúde financeira. As principais conclusões do trabalho foram a verificação da influência exercida pela alfabetização financeira na saúde financeira dos entrevistados e o construto segurança financeira é o elemento que mais impactou o índice de saúde financeira. O trabalho revela, através desta pesquisa de campo, que a questão da educação financeira é vital para a saúde financeira das pessoas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALLGOODA, S.; WALSTADB, W. B. “The Effects Of Perceived And Actual Financial Literacy On Financial Behaviors”. SSRN Electronic Journal, vol. 54, n. 1, 2016.
ATKINSON, A.; MESSY, F. “Measuring financial literacy: results of the OECD infe pilot study”. OECD [2012]. Disponível em: . Acesso em: 23/10/2023.
BCB - Banco Central do Brasil. Caderno de Educação Financeira: Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB, 2013. Disponível em: . Acesso em: 23/10/2023.
BEALE, E. M. L. Cluster Analysis. London: Scientific Control Systems, 1969.
BOGONI, N. M. et al. “Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro”. Teoria e Evidência Econômica, n. 50, 2018.
BRASIL. Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB). Brasília: FEBRAN, 2021. Disponível em: . Acesso em 27/10/2023.
CHARRAD, M. et al. "NbClust: An R Package for Determining the Relevant Number of Clusters in a Data Set". Journal of Statistical Software, vol. 61, n. 6, 2014.
GORDON, A. D. Classification. London: Chapman and Hall, 1999.
GROHMANN, A. et al. “Does financial literacy improve financial inclusion? Cross country evidence”. World Development, vol. 111, 2018.
HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.
KADOYA, Y.; KHAN, M. S. R. “What Determines Financial Literacy in Japan? ” Journal of Pension Economics and Finance, vol. 19, 2020.
KLAPPER, L.; LUSARDI, A. “Financial Literacy and Financial Resilience: Evidence from Around the World”. Financial Management, vol. 49, 2020.
KLAPPER, L.; LUSARDI, A.; OUDHEUSDEN, P. V. “Financial Literacy Around the World: Insights from the standard & poor’s ratings services”. Global Financial Literacy Survey [2020]. Disponível em: . Acesso em: 23/10/2023.
KLAPPER, L.; LUSARDI, A.; PANOS, G. A. “Financial literacy and its consequences: Evidence from Russia during the financial crisis”. Journal of Banking and Finance, vol. 37, 2013.
LUSARDI, A. "Financial literacy and the need for financial education: evidence and implications". Swiss Journal of Economics and Statistics, vol. 155, n. 1, 2019.
LUSARDI, A. “Financial literacy: Do people know the ABCs of finance?” Public Understanding of Science, vol. 24, n. 3, 2015.
LUSARDI, A. “Numeracy, Financial Literacy, And Financial Decision-Making”. National Bureau of Economic Research [2012]. Disponível em: . Acesso em: 23/10/2023.
POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; CERETTA, P. S. “Nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários: afinal, o que é relevante?” Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, vol. 12, n. 3, 2013.
POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; KIRCH, G. “Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira”. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, vol. 13, n. 2, 2016.
POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; PARABONI, A. L. “O que influencia a alfabetização financeira dos estudantes universitários?” Anais do XVI Seminários em Administração. São Paulo: USP, 2013.
RODRIGUEZ, M.; WANG, L. “Assessing the Impact of Financial Education Programs: Evidence from a Longitudinal Study”. Financial Counseling and Planning, vol. 32, n. 1, 2021.
SANTANA, A. S. et al. “Gestão CAPEX: estudo de caso sobre investimentos em imobilizados em uma empresa de pequeno porte do Cone Sul de Rondônia. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.
STOLPER, O.A.; WALTER, A. “Financial Literacy, Financial Advice, and Financial Behavior”. Journal of Business Economics, vol. 87, 2017.
SWIECKA, B. et al. “Financial Literacy: The Case of Poland”. Sustainability, vol. 12, 2020.
TAFT, M. K. et al. “The Relation between Financial Literacy, Financial Wellbeing and Financial Concerns”. International Journal of Business and Management, vol. 8, n. 11, 2013.