PERSONALIDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE NA REGIÃO NORTE

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Karla Cristina Barros Brito
Antonio Carlos Magalhães da Silva

Resumo

Este estudo visa investigar a relação entre traços da personalidade e alfabetização financeira, além de examinar o impacto da inteligência emocional no nível de alfabetização financeira entre estudantes de uma universidade federal pública no estado do Pará. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos foram testes de análises de correlação e regressões múltiplas. Entre os resultados destacam que os traços de personalidade, inteligência emocional e características sociodemográficas influenciam de maneira distinta as dimensões da alfabetização financeira e seu nível geral. Entre as principais conclusões do trabalho, foram observadas que as variáveis como sexo, renda, idade, inteligência emocional social, conscienciosidade, amabilidade e extroversão exercem impacto significativo nos níveis de alfabetização financeira dos participantes.

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Como Citar
BRITO, K. C. B. .; SILVA, A. C. M. da . PERSONALIDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE NA REGIÃO NORTE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 51, p. 152–171, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10904117. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3699. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Artigos

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